Nome
E-mail
Home | Notícias
Mais uma Velha Glória a dar o Exemplo

Decorreu em Mora no passado dia 11 de Setembro mais uma corrida do nosso Grupo. O cartel foi composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas e Sónia Matias, no toureio apeado esteve Nuno Velásquez. Os touros foram de Felicidade Dias, pesaram entre os 420 e 450 Kg e as pegas estiveram a cargo dos forcados de Montemor e Tomar.

A praça estava cheia à vista (talvez ¾ fortes) e com ambiente, os touros saíram bem e com alguma bravura e tanto os toureiros como Nuno Velásquez estiveram bem, proporcionando um bom espectáculo tauromáquico.

O nosso primeiro toiro era bonito, tinha classe na investida, foi muito colaborador para a lide de Bastinhas e advinhava-se fácil para a pega. O Guiga escolheu Paulo Pessoa de Carvalho para o ir pegar. O Paulo que não pegava no grupo á alguns anos, mostrou-nos mais uma vez porque foi um dos grandes forcados que por cá passou. Brindou contra a vontade de alguns elementos a José Peseiro (ainda no rescaldo do derbi) e com um cite sóbrio esteve muito bem com o toiro realizando uma pega tecnicamente perfeita á primeira tentativa. O nosso cabo deu uma boa primeira ajuda e o João Tavares (Pêco) rematou a pega com uma boa rabejação.

O Quarto toiro da corrida e nosso segundo pesava um pouco mais que o primeiro, não tinha muita força, mas saiu bem. O forcado escolhido para a pega foi Francisco Zenkl. Depois de brindar a pega à nossa amiga Fernanda Teles que nos voltou a receber muito bem em sua casa, citou o toiro de largo e encurtando terrenos a pouco e pouco, carregou. A reunião não foi a melhor mas o forcado emendou-se com muito querer na viagem consumando outra boa pega á primeira. João Caldeira esteve bem a rabejar e fechou em pleno a actuação do grupo.

O grupo de Tomar realizou duas pegas, uma à segunda e outra à terceira tentativa.

Depois do Pina em Freixo de Espada à Cinta e agora do Paulo Pessoa em Mora se algum “velho” quiser “matar o bichinho” falem com o Guiga para os deixar pegar um toiro, porque a malta das Caldas já veio a abrir caminho e bem!

João Freixo

11.09.2005

Voltar
com o apoio de