Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Homenagem ao Antigo Elemento José Romão Tavares

Foi no passado dia 26 de Agosto, que decorreu na praça de toiros de Arronches, a merecida homenagem ao antigo elemento do nosso Grupo, José Romão Tavares.

Começou como forcado, nos Amadores de Santarém em 1963 e logo no ano seguinte muda-se para o Grupo de Forcados de Montemor, onde acabou por fazer história, permaneceu em Montemor até 1970, formando no ano seguinte o Grupo de Forcados Amadores de Sousel, tarefa que desempenhou até ao ano de 1974. Ficou conhecido pelas pegas duras que executou, fazendo com que equiparassem os seus braços a “pernadas de azinheira”.

Para a corrida de homenagem eram anunciados no cartel os cavaleiros Carlos Alves, Victor Ribeiro e João Moura Caetano, os forcados Amadores de Montemor e Portalegre que enfrentavam um curro da ganadaria de Paulo Caetano e no final da corrida seria lidado um novilho, pelo amador Tiago Carreiras, para ser pegado por um grupo de antigos forcados, amigos do homenageado.

O primeiro toiro da noite foi pegado pelo forcado João Tavares à 1ª tentativa, brindou ao antigo elemento José Romão e citou de largo, mandou na investida e com uma boa reunião e bem ajudado pelos restantes elementos concretizou uma pega vistosa, provando mais uma vez a boa época que vem a fazer.

Para o nosso segundo toiro foi escolhido o elemento João Caldeira, já recuperado da lesão contraída na corrida de Portalegre. Citou também de trás como mandam as regras, provocou a investida do toiro e com uma bem tecnicamente, tornou fácil aquilo que poderia ser difícil, concretizando mais uma pega à 1ª tentativa, não demonstrando a falta de “sítio” depois de alguns meses parado para a actividade tauromáquica.

O nosso último toiro foi o mais sério, com o peso aproximado de 500 kg chegou ao final da lide com poder e a prometer uma pega difícil. Carlos Cardoso brindou ao pai e à imagem das pegas anteriores, citou de largo e depois de carregar a sorte, aguentou a investida dura do toiro. Com a postura correcta na reunião fechou-se para ficar, os ajudas a dar vantagens tiveram de se empregar, com destaque para a boa primeira do forcado João Pedro, fechando assim uma boa noite de pegas para o nosso Grupo.

O Grupo de Portalegre também teve uma noite feliz com destaque para a pega ao segundo toiro da noite, realizada pelo filho de Zé Romão, o forcado João Romão Tavares.

Depois de um jantar animado com o homenageado e os seus convidados, o resto da noite foi passada nas famosas festas do Crato, já a pensar na corrida de Domingo em Grândola.

26.08.2005

Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de