Nome
E-mail
Home | Notícias
Caldas da Raínha, foi tarde de sucesso para o nosso Grupo.
Depois da digressão a Freixo de espada à Cinta, o fim-de-semana prolongado ainda não tinha terminado, desta vez o nosso destina era a cidade das Caldas da Rainha, para a tradicional corrida do 15 de Agosto. Juntamente com o Grupo de Montemor, compartiam cartel os cavaleiros João e António Ribeiro Telles assim como a terceira geração da família Telles Manuel Bastos e João Jr., para pegar os bonitos toiros da ganadaria de D. Luís Passanha estava também anunciado o Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha.

O primeiro toiro da tarde saiu à praça com o peso de 580 kg, voluntarioso mas sem carregar na sorte, proporcionou bons momentos ao cavaleiro João Ribeiro Telles, para pegar foi escolhido o forcado Francisco Mira. Brindou ao público e citou o toiro, depois de alguns passos carregou, aguentou a investida lenta do oponente e fechou-se sem dificuldades, com uma boa primeira ajuda de Hugo Melo, bem circundado pelos restantes elementos, concretizou-se a primeira pega da tarde.

O nosso segundo toiro apresentou-se mais alegre e o cavaleiro Manuel Bastos não desperdiçou a oportunidade para triunfar nas Caldas da Rainha. Depois da boa época que vem a fazer foi escolhido o forcado João Cabral, que na sua terra, queria mais do que tudo, voltar a mostrar do que era capaz. Com um brinde emocionante à avó, concentrou o público na sua actuação, com elegância andou para o toiro e fechou-se com vontade, aguentando uma viagem longa até aos ajudas, que oportunamente concluíram uma pega cheia de emoção.

O nosso último toiro era o mais bem apresentado, tendo pesado no dia anterior 640 kg. Lidado a duo pelos irmãos João e António, chegou para a pega com força e a transmitir. O forcado João Mantas, brindou aos antigos elementos do nosso grupo, naturais das Caldas da Rainha, Paulo Pessoa de Carvalho e António José Pina e depois de um cite bonito e alegre, mandou na investida do toiro e como é sua postura fechou-se à córnea com vontade e para ficar. O grupo bem cá a traz e com uma boa ajuda do forcado Pedro Melro encerraram mais uma boa pega do nosso Grupo. Concluindo assim uma grande actuação para os Montemorenses.

O grupo das Caldas não teve tanta sorte e executou as suas pegas respectivamente à 2ª, 4ª e 2ª tentativas.

Depois de um fim-de-semana de corridas em que tudo correu bem para o nosso grupo a festa era merecida e durou até às tantas.

Para a semana à mais… 15.08.2005

Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de