Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Albufeira

(Fotografias: Fernando Henriques)

O mês de Agosto é conhecido como o mês das férias e das corridas de toiros, onde o Algarve é o destino de muita gente e como não podia deixar de ser, também do Grupo de Montemor e dos seus elementos.

Realizou-se no passado dia 4 de Agosto, mais uma corrida de toiros na praça de Albufeira, no cartel, os cavaleiros João Moura, Ana Baptista e Filipe Gonçalves, os Forcados eram os de Montemor e os de Évora para pegarem um curro da ganadaria da Herdade das Sesmarias.

O ponto de encontro decorreu durante a tarde, em volta da piscina de um hotel local, onde os elementos ao sabor do sol e de um mergulho, contavam as histórias da noite algarvia, com o passar da hora, a boa disposição foi dando lugar à concentração e com o cair da noite era tempo de corrida.

Com a praça composta e cheia de ambiente, o espectáculo prometia e os montemorenses, motivados pela boa época, não queriam deixar os seus créditos por mão alheia. O primeiro toiro da noite saiu bem apresentado e depois de lidado pelo cavaleiro João Moura chegou para a pega cansado mas com andamento. Para abrir praça foi escolhido o forcado João Tavares, brindou ao público e bateu as palmas ao toiro, citou e carregou a sorte. A reunião não foi perfeita mas o forcado com vontade, aguentou a viagem até aos ajudas, que concluíram uma pega vistosa à primeira tentativa.

Também à primeira tentativa, realizou o forcado Noel Cardoso a pega ao terceiro toiro da noite. Brindou ao nosso elemento Simão da Veiga e com muita presença andou para o toiro. Carregou no tempo certo e depois de uma reunião dura fechou-se com alma. O grupo de ajudas que se encontrava a dar as tradicionais vantagens, demorou a fechar e por pouco não obrigavam o forcado da cara a tentar de novo.

Para o nosso terceiro toiro, estava guardada a pega da noite. O toiro saiu sério e com apresentação e depois de uma boa lide da cavaleira Ana Baptista chegou ao final cheio de força e vontade de destronar o forcado. Para a cara foi escolhido Zé Maria Cortes, citou de trás e com elegância andou para o toiro, carregou, e como se previa aguentou a investida dura do oponente, reuniu e fechou-se com vontade. Na viagem o toiro derrotou alto, a que o grupo correspondeu com ajudas oportunas, em especial a grande primeira do forcado Hugo Melo, depois da pega concretizada, também o forcado João José Comenda concluiu com uma grande rabejação. No final o forcado Zé Maria Cortes e o ajuda Hugo Melo receberam a merecida ovação na volta à arena.

Os nossos amigos de Évora, não tiveram dificuldades maiores e concluíram as suas pegas respectivamente à 1ª, 1ª e 2ª tentativas.

Depois de uma boa noite de pegas, só mesmo uma boa festa, e depois de um jantar animado, a discoteca Casa do Castelo foi o nosso retiro até ao raiar do dia, tínhamos de aproveitar bem porque sábado já era dia de nova corrida.

04.08.2005

Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de