Nome
E-mail
Home | Notícias
O fim-de-semana acabou em Arraiolos

Depois de mais corrida de Toiros em Penamacor o fim-de-semana tauromáquico ainda não tinha acabado. Domingo o destino era Arraiolos e na Herdade da Sempre Noiva, casa dos antigos forcados Francisco e Pedro Mira, o grupo juntou-se logo ao início da tarde. Com a corrida de Penamacor ainda em mente os elementos mais novos sentiam que tinham nova oportunidade de mostrar o seu valor.

Juntamente com o nosso Grupo foram escolhidos para enfrentar um curro da ganadaria de António Silva os cavaleiros António Telles, Francisco Cortes e Francisco Núncio e o Grupo de Forcados de São Mancos.

Bem apresentados e com os pesos a rondarem os 500 kg os toiros prometiam dificultar a tarefa dos forcados. O primeiro saiu alegre mas com o decorrer da lide e num dia de muito calor, chegou ao final da lide com pouco andamento, sendo essa aparentemente a sua maior dificuldade. João Tavares brindou aos manos Mira e depois de um cite bonito carregou a investida, à imagem do que tem feito em outras pegas, reuniu bem e completou uma sorte cheia de mérito.

Para o nosso segundo toiro foi escolhido o forcado João Cabral que depois de uma primeira tentativa não consumada e devido a uma reunião defeituosa por ter recuado pouco. Voltou de novo a citar, com arte e galhardia emendou o erro da tentativa anterior e com uma boa primeira ajuda de António Dentinho e bem rematada pelo elemento Rodrigo Pietra Torres completou uma pega vistosa.

O quinto toiro da corrida foi aquele que conseguiu transmitir mais, Noel Cardoso (o nosso forcado de origens orientais) na sua época de estreia foi o escolhido. Brindou ao antigo cabo Paulo Vacas de Carvalho e andou para o toiro, mandou bem na sua investida e aguentou, no momento da reunião o toiro fez um estranho que o forcado por falta de experiência não soube emendar saindo desfeiteado na tentativa depois de o toiro lhe passar ao lado. Na segunda vez e depois de uma reunião que não foi perfeita, mostrou vontade e não desistiu, bem ajudado pelos restantes elementos consumou uma pega rija.

O fim do dia foi passado à volta da piscina da Sempre Noiva com um alegre convívio da família do Grupo de Montemor e depois de um fim-de-semana de oportunidades para os elementos mais novos em que alguns acusaram alguma responsabilidade, rumámos a nossas casas a pensar em fazer melhor já no próximo fim-de-semana.

Rodrigo Corrêa de Sá

11 de Julho de 2005

Voltar
com o apoio de