Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Touros em Vila Viçosa

Neste meu novo papel de jornalista, compete-me juntamente com o João Freixo apresentar as crónicas das corridas e mais notícias de relevo na página de Internet do Grupo de Montemor. Desta vez e por motivos profissionais não pude estar presente na corrida, tendo entregue nessa tarde os destinos do Grupo ao forcado mais velho João José Comenda. A crónica que escrevo de seguida é um relato do acontecido da mesma forma que me foi contado.

Realizou-se no passado dia 28 de Maio mais uma corrida do Grupo de Montemor. Na histórica localidade de Vila Viçosa, o cartel era composto pela família Ribeiro Telles, os irmãos João e António e os amadores e primos Manuel e João Jr., para lidarem um curro de toiros da sua ganadaria. Para pegar os Montemorenses competiam com os Escalabitanos, Grupo de Forcados de Santarém.

Para o primeiro toiro do Grupo foi escolhido o forcado José Maria Cortes, que realizou a sua pega à 2ª tentativa, depois de inicialmente ter entrado nos terrenos do adversário, não conseguiu recuar o exigido tendo o toiro rematado alto sem hipóteses para o forcado. À segunda emendou o seu erro e consumou uma pega de bom efeito com uma primeira ajuda oportuna do forcado Hugo Melo.

O quarto da tarde estava destinado ao forcado João Cabral, em sorte calhou um toiro que tinha saltado duas vezes a teia para motivo de alegria do público presente. Da mesma maneira fugido e como dizemos na gíria “como uma cabra tonta”, investiu sobre o forcado, que com um corno entre as pernas fechou-se com alma.  Depois de uma viagem longa e mal auxiliado pelos restantes elementos a pega foi consumada e o forcado deu a merecida volta depois de uma sorte cheia de emoção.

Para o último da tarde lidado pelos primos Manuel e João Ribeiro Telles, o escolhido foi o forcado Carlos Cardoso. Elemento na sua segunda época e com pouca experiência, mas cheio de vontade de vingar no seio dos montemorenses.  De largo citou o toiro e depois de alguns passos carregou a sorte, cumpriu os tempos da pega segundo a escola do Grupo e com uma boa primeira ajuda de António Corrêa de Sá e dos restantes elementos, consumou com brilho à primeira tentativa.
 
O Grupo de Santarém realizou todas as suas pegas à primeira tentativa, tendo a corrida sido bastante agradável e para repetir.

Depois de uma tarde bem passada, estava reservado para a terceira parte um jantar em casa do aficionado e amigo António Mendo Teixeira, cheio de ambiente e alegria a festa durou até às tantas.

Vila Viçosa, 28 de Maio de 2005
Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de