Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Touros em Portalegre
Realizou-se no passado dia 21 de Maio a Corrida de Touros em Portalegre, integrada nas festas da cidade. Do cartel juntamente com o Grupo de Montemor, faziam parte o Grupo da Terra e os cavaleiros Rui Salvador, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro, que enfrentavam um curro de toiros da prestigiada ganadaria de Francisco Luís Caldeira.

Reunimo-nos ao início da tarde em casa do forcado João Tavares, mais um elemento do Grupo natural da cidade de Portalegre, que juntamente com os irmãos Mata, os irmãos Pinheiro e outros, nos deram tantas alegrias e momentos de glória com a nossa jaqueta encarnada.

Encaminhámo-nos para a praça na viatura oficial do Grupo, mais uma vez a carrinha do Comendinha fazia lembrar as fotografias de antigamente em que os forcados são transportados numa carroça.

O primeiro da tarde saiu bem apresentado, anunciado com 555 kg cumpriu durante a lide, tendo proporcionado bons momentos ao cavaleiro Rui Salvador. Para pegar foi escolhido o forcado João Reis. Brindou ao público e citou o toiro, que apesar de bastante cansado prontamente se voltou e investiu. Com um galope lento encaminhou-se para o Grupo, pouco franco, dificultou na reunião, tendo o forcado levado uma voltareta que lhe fez saltar o ombro.

Com o João lesionado, vários foram os elementos que se ofereceram para a dobra, mas desta feita o eleito foi o Manuel Mata, forcado experiente e habituado aos momentos mais difíceis. Com presença citou o toiro como se nada tivesse acontecido e ao aperceber-se que a dificuldade da pega estava na velocidade que o animal impunha na sorte, soube carregar e alegrar o toiro permitindo que se embarbela-se sem dificuldades executando uma boa pega na praça da sua cidade.

O terceiro da tarde permitiu uma boa lide ao cavaleiro Vítor Ribeiro e dava indicações de proporcionar uma pega vistosa. João Tavares recebeu a oportunidade que de cara alegre prontamente aceitou, pegar em Portalegre era um sonho que poderia agora ver realizado. Brindou a seu pai e a dar vantagens bateu as palmas com vontade, citou com galhardia e a impor respeito, carregou o toiro e aguentou. Com uma reunião vistosa entrou pelo Grupo a dentro, que prontamente ajudou e rematou uma sorte bem conseguida e cheia de sentimento.

O último dos Montemorenses estava destinada ao Forcado João Caldeira, no dia em que comemorava o seu 21º aniversário, a única prenda que queria dos amigos era a oportunidade de pegar um toiro da ganadaria do seu tio Francisco Luís Caldeira. A merecida prenda foi lhe dada e com a raça que lhe conhecemos andou para o toiro. Este fechado em tábuas esperou pelo forcado e já com o João nos seus terrenos, carregou sobre o Grupo de maneira violenta provocando ao forcado da cara uma aparatosa queda, que resultou num ombro fora do lugar, como já tinha acontecido ao forcado João Reis.
Para a dobra o escolhido foi Rodrigo Pietra Torres, da mesma forma enfrentou o toiro mas só à segunda tentativa conseguiu mostrar todo o seu potencial e finalizou a merecida pega.

Também o grupo de Portalegre não teve uma tarde fácil tendo realizado as suas pegas respectivamente à 1ª, à 2ª e à 5ª tentativas. Numa corrida com bons momentos lesionaram-se dois forcados do Grupo, esperemos a que a sua recuperação seja rápida e que para a próxima tenham melhor sorte.

Portalegre, 21 de Maio de 2005
Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de