Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Touros em Vendas Novas

Ainda com o Grupo a recompor-se da tarde dura do dia anterior, reunimo-nos na Herdade da Ajuda ao início da tarde para mais uma corrida de toiros.

A Liga dos Amigos de Vendas Novas organizou um espectáculo que serviu para homenagear o antigo forcado da terra Adelino Carvalho. No cartel três cavaleiros e três grupos de forcados em competição, José Prates, Patrícia Pellen e Ana Baptista e também os Amadores de Montemor, de Coruche e de São Mancos enfrentavam um curro de toiros da Ganadaria da Herdade de Pégoras.

Com a praça cheia e vontade de refazer a imagem deixada na tarde anterior, o Grupo composto na maioria pelos elementos mais novos encontrava-se animado e confiante.

O primeiro da tarde saiu alegre e bem apresentado, que cumpriu durante toda a lide de Zé Prates. Para pegar foi escolhido o forcado Gonçalo Saúde, elemento do Grupo já com alguma experiência mas que este ano ainda não tinha tido a sua oportunidade. Brindou ao homenageado e como mandam as regras, começou o cite bem de trás e com o Grupo a dar vantagens. Cedo o toiro se interessou pelo forcado, que ao aperceber-se da postura do animal e depois de alguns passos carregou a sorte, aguentou a investida e reuniu bem à barbela. Com uma boa primeira ajuda do forcado João Pedro o Grupo não teve problemas em consumar uma pega de caras vistosa.

O segundo toiro do Grupo e respectivamente o quarto da tarde saiu à imagem do primeiro, alegre e com presença proporcionando ao cavaleiro Zé Prates uma lide animada. Desta feita o escolhido foi o forcado Frederico Manzarra, forcado que inicia a segunda época no Grupo mas que já deu provas que poderá ser uma mais valia. Brindou ao ganadeiro e antigo elemento do Grupo Dr. João Barata Freixo, e da mesma maneira que o Gonçalo citou o toiro “praça a praça”. Aguentou a investida, mas não conseguiu um bom momento de reunião tendo caído aos pés do primeiro ajuda António Dentinho. Com mais vontade e decisão voltou de novo a tentar e desta vez depois de ter emendado o erro da primeira tentativa, executou uma boa pega bem finalizada pelo rabejador João Caldeira.

Os Grupos de Forcados de Coruche e São Mancos também não tiveram problemas para superar os seus oponentes, assim como as cavaleiras Patrícia Pellen e Ana Baptista.

Para finalizar o dia a família Freixo brindou o Grupo com um belo jantar na Herdade da Ajuda.

Vendas Novas, 15 de Maio de 2005
Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de