Foi no passado dia 20 de Junho (Domingo) que se realizou mais um Concurso de Ganadarias em Évora - o mais prestigiado do nosso panorama taurino – onde o Grupo de Montemor tem sido presença constante, desde a sua primeira edição, alcançando grandes triunfos ao longo destes anos.
O cartel era composto pelos cavaleiros, Luis Rouxinol, João Ribeiro Telles e João Salgueiro que andaram todos em bom nível, destacando-se Salgueiro no último do seu lote, o de Veiga Teixeira.
Em concurso estavam as ganadarias Palha, Veiga Teixeira, Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha e Calejo Pires. Os prémios foram entregues ao touro de Passanha (Apresentação) e ao de Murteira Grave (Bravura).
Por esta relação que temos com esta corrida mítica, pela praça em questão e por todo o cartel, era uma corrida de grande responsabilidade para o nosso Grupo, ainda por cima depois de uma prestação menos conseguida na primeira corrida do ano em Vila Franca (para além de continuarmos a passar por um período de pandemia, em que as corridas são poucas e as poucas são de enorme responsabilidade).
Reunimo-nos à hora de almoço em casa dos pais do nosso elemento Manuel Carvalho, que nos receberam de uma forma incrível, com almoço, fardação e jantar e a quem agradecemos esta ótima receção, onde nos começámos a concentrar para o desafio desse dia. Tudo fardado, rumamos à Arena d’Évora (que tinha a lotação esgotada), com consciência da responsabilidade da corrida.
Para o Primeiro da tarde - o touro Palha com 590 kgs - saltou à praça o forcado Francisco Borges que na sua terra queria limpar da sua memória e de todos, a difícil tarde que tivemos em Vila Franca (ele principalmente na cara do Teixeira, que foi dos touros mais complicados que nos têm saído).
Citou bonito e de largo, o Palha que foi bravo, arrancou-se solto complicando um pouco a reunião e ficando o forcado um pouco pendurado. Mas mesmo assim fez a viagem até às tabuas, sítio onde o touro, pelo seu poder e por ir com a cara parcialmente destapada, despachou o Grupo todo, obrigando o Xico a mais uma tentativa.
Na segunda, apesar do touro sair novamente solto, o Xico consegui reunir como queria e fez mais uma grande pega, com o Grupo a ajudar muito bem, destacando-se a ajuda do João Megre, dando o mote para uma grande tarde do nosso Grupo.
Para pegar o Calejo Pires - com 515 kgs, reservado e com muito poder - o escolhido foi o Zé Maria Vacas de Carvalho, forcado jovem, mas que está a pouco e pouco a ganhar o seu lugar na linha da frente, confirmando nesta tarde esse caminho. O touro arrancou de largo com muita velocidade e apesar da reunião não ter sido perfeita, pois o oponente humilhava muito, o Zé Maria agarrou-se com tudo o que tinha aguentando três violentos derrotes com muita espetacularidade e consumando assim uma grande pega do nosso Grupo que, também aqui e apesar das dificuldades, ajudou muito bem!
Para fechar a nossa atuação, saltou à praça o Vasco Ponce, outro elemento jovem que a par do Zé Maria tem vindo a ganhar o seu lugar na linha da frente. Citou bonito o bravo Grave que lhe coube, conseguindo mandar na saída do touro, aguentou e reuniu na perfeição, agarrando-se para não mais sair numa pega muito bonita e limpinha, a fechar mais uma grande atuação do nosso Grupo, que mais uma vez não vacilou nas ajudas!
Nesta tarde repartíamos o Cartel com o Grupo da terra, Grupo por quem nutrimos uma boa e saudável amizade. Foram solistas o António Torres à 1ª tentativa, o José Maria Caeiro 1ª tentativa e o José Passanha à 3ª tentativa. O António Torres, a quem agradeço o simpático gesto, brindou a sua pega a mim e ao António Pena Monteiro, pela transição de cabo que vamos ter este ano.
Finalizo dizendo que é muito bom para mim enquanto cabo ver esta geração a emergir no nosso Grupo e a manter todos os pergaminhos que me foram passados há 8 anos pelo Zé Maria Cortes. Tenho a certeza que o António Cortes Monteiro, que em Setembro irá assumir a chefia do nosso Grupo, tem uma geração que lhe vai dar muitas alegrias, a ele e a todos os elementos que por cá já passaram!
Pelo Grupo de Montemor… Venha Vinho! Venha Vinho! Venha Vinho!
António Vacas de Carvalho
1ª Pega:



2ª Pega:



3ª Pega:


Fotografias: Florindo Piteira