Nome
E-mail
Campicarn
Horta Osorio Wines
Apormor
Montemor o Novo
Home | Notícias
Grande Corrida da CAP

No passado dia 16 de Junho, aconteceu em Santarém, mais um marco importante nos 80 anos do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo.

Voltou novamente a antiga e prestigiada Corrida CAP da Feira Nacional de Agricultura.  

Compromisso de responsabilidade que o Grupo aceitou, por ser uma corrida com grande prestígio no calendário taurino, mas também pelo grande atrativo do cartel montado pela Associação Praça Maior. Dar desde já os parabéns à Associação, por terem levantado a praça de Santarém, com público, apresentarem uma praça cuidada, novas iniciativas e ações desenvolvidas para dinamizar publico. De uma forma bastante profissional (que não o são), rigor e dedicação, cartéis sempre bem montados e rematados. Precisamos de empresários/empresas assim, que tragam novas ideias, modernização e que divulguem bem a tauromaquia. PARABÉNS PRAÇA MAIOR!!!

Falando da corrida em si, o cartel foi sem dúvida de grande rivalidade, nenhum aficionado queria perder e muito menos os intervenientes perderem uns para os outros. Composto pelos três melhores cavaleiros da atualidade (da nova geração): João Moura Jr, João Ribeiro Telles Jr. e Francisco Palha. No que se refere aos Forcados, o nosso Grupo repartiu cartel com o Grupo de Santarém, sendo os toiros da Ganadaria Veiga Teixeira, estando estes com uma apresentação e seriedade irrepreensível.

Para o primeiro toiro da corrida o nosso cabo escolheu o Forcado João da Câmara (Camarinha), Forcado da terra que está em grande forma. O João após brindar ao presidente da CAP, Dr. Eduardo Oliveira e Sousa, mostrou-se ao toiro cá de trás andou com a calma que já lhe é habitual e quando chegou aos terrenos que ele mais gosta mandou vir o toiro, aguentou e recuou, tendo uma boa reunião, a um toiro que vinha com grande velocidade, o que lhe proporcionou uma vistosa viagem até aos ajudas que estavam a dar vantagens e fecharam bem a pega já em tábuas. Parabéns aos segundas ajudas e terceiras, pois é sempre difícil parar um toiro a esta velocidade, e todos eles deram, como se costuma dizer, o corpo ao manifesto. Grande pega à 1ª tentativa!

Para o nosso segundo toiro, outro toiro sério de grande apresentação e bravura, foi escolhido outro dos Forcados do momento: Francisco Barreto. O Ico vinha de uma lesão e mesmo assim, saltou para a praça com uma determinação e valentia brilhante. É um Forcado seguro e que faz sempre as coisas perfeitas desde o brinde, feito à Associação Praça Maior, como o cite, o mandar no toiro, o aguentar o recuar e o reunir. Novamente esteve perfeito como nos tem habituado. Fez mais uma grande pega à primeira tentativa, uma pega à Grupo de Montemor. Com os ajudas novamente a ajudarem no sítio certo e de uma forma eficaz. Novamente mais uma grande pega consumada à 1ª tentativa!

Para fechar praça foi escolhido o CR7 dos Forcados: Francisco Borges. Tinha pela frente um toiro muito reservado, que andou pouco durante a lide e que chegou ao momento da pega ainda cheio de força. O Francisco como já é habitual, torna fácil o que é difícil e tranquiliza o Grupo e todas as pessoas que o estão a ver. Após brindar ao grupo da Apormor, instituição Montemorense que se fez representar com bastantes agricultores e sócios da região. O Francisco com a maior das calmas citou perante um toiro que não era nada fácil, pois assim que o viu ficou com sentido no Forcado e começou logo a andar calmamente para este. O Francisco aguentou, impôs o seu cite e quando acho por bem, carregou, fazendo uma tentativa que corresponde a uma pega. O toiro pegou no Forcado, foi até às tabuas com o Grupo a ajudar, e assim que volta para o meio da praça o Francisco ainda se briga para ficar na cara do toiro, mas este dá um derrote violento que faz com que o nosso CR7 volte a ter que ir novamente ao toiro. Na segunda tentativa, o Francisco esteve novamente perfeito na cara do toiro e com as ajudas novamente a darem o corpo ao manifesto e a fecharem uma rija e grande grande pega! De Salientar a ajuda do Tó Pena, a dar segundas, que uma vez mais foi chamado a dar volta à praça.

Uma palavra para o nosso Sacaiozinho que rabejou os 3 toiros como só ele sabe, sendo fortemente ovacionado nas três pegas. Parabéns Francisco!

O Grupo de Santarém realizou as suas pegas à 3ª, 1ª e 1ª tentativas. 

No final o público saiu contente e satisfeito de mais uma grande corrida. Pois os cavaleiros entregaram-se e houve competição entre eles, os Forcados fizeram grande pegas, pegas de levantar o público e, o toiro, o elemento principal da festa mostrou seriedade apresentação e bravura, muitos parabéns a todos os intervenientes!

Pelo Grupo de Montemor,

Venha Vinho!

António Dentinho

Fotografias: Miguel Calçada de Sousa, Blogue "Forcadilhas e Toiros"

Veja o vídeo das pegas, seguindo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=1kXUcvu9WdA

Voltar
com o apoio de