Nome
E-mail
Home | Notícias
Limpinha em dia de homenagem à nossa "Lenda Viva"!

No passado dia 29 de Abril, o nosso Grupo rumou à renovada e centenária Praça de Toiros de  Estremoz, para uma corrida muito especial! Um "mano-a-mano" de duas das mais importantes figuras do toureio a cavalo Ibérico - Diego Ventura e João Moura Jr.- e uma merecida e justa Homenagem à nossa "Lenda Viva", João Cortes. Ingredientes mais que suficientes para a Família do Grupo de Montemor se deslocar a Estremoz e assistir a uma grande tarde de toiros.

O dia começou com um belo almoço na casa do grande amigo do Grupo António Mendo e, desde já, aproveitamos para voltar a agradecer mais uma óptima recepção (como já vem sendo hábito nesta casa!). Depois de fardados, rumamos à praça, para enfrentar três toiros da ganadaria de Francisco Romão Tenório.

Para o primeiro toiro da tarde, com 500 kg, o escolhido para tão importante tarefa de abrir praça foi o António Cortes Monteiro "Tó Pena", neto do homenageado. Apesar de ultimamente não ser solução regular nas pegas de caras, mas sim nas ajudas, é um forcado que se tem mostrado muito polivalente e, neste dia tão especial, não defraudou! Após sentido brinde ao seu Avô, citou bonito e de largo e a meia praça carregou, aguentou e reuniu como mandam as regras, fazendo uma bela pega à primeira tentativa!

No terceiro toiro da corrida, com 530kg, saltou à arena um forcado da terra: Francisco Barreto, mais conhecido por "Ico". Forcado afirmado no nosso Grupo, brindou ao anfitrião Antonio Mendo. Também ele fez uma bela pega à primeira tentativa e apesar de não ter tido uma reunião perfeita, teve muita vontade de lá ficar, tendo feito uma vistosa pega, muito bem ajudado por todos os elementos.

Para finalizar, saltou à praça o consagrado Manuel Ramalho que, após um belissimo brinde à Tertulia "Valores e Tradições", fez uma pega limpa à primeira tentativa, ao maior toiro da corrida com 567kg. Com esta pega, o Manel arrecadou o prémio em disputa, denominado "Prémio João Cortes", fechando com chave de ouro a actuação do nosso Grupo, neste dia que foi tão especial.

Uma palavra também a todos os ajudas, que mais uma vez provaram a boa forma que o nosso Grupo atravessa neste sector.

E pelo Grupo de Montemor... Venha Vinho!!

Estremoz, 29 de Abril de 2017

António Vacas de Carvalho

Veja o vídeo das pegas, seguindo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=tf94qwUM4V0

A corrida em fotografias (gentilmente cedidas por Maria João Mil-Homens):

Voltar
com o apoio de