Nome
E-mail
Home | Notícias
Como manda a tradição: Alter do Chão!

Terça-Feira, dia 25 de Abril, o nosso Grupo foi pegar a já habitual Corrida de Toiros de Alter do Chão. A corrida estava muito bem montada, constituindo o cartel os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Telles Jr., estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Alter do Chão. O curro de toiros pertencia ao Ganadero e Cavaleiro Paulo Caetano.

O nosso primeiro toiro saiu bem, com cara e a passar bem nos capotes. O cabo mandou para a cara o Ico Barreto, forcado habilidoso e com vontade de se afirmar novamente no grupo. Na última época esteve a contas com uma lesão no joelho e nada melhor que a corrida de Alter (logo no inicio da época) para se relançar! Começou por brindar ao embolador José Paulo, nesta tarde homenageado pela empresa organizadora da corrida. Pôs o barrete e citou o toiro a poucos metros das tábuas. O toiro ao senti-lo voltou-se com uma investida de “praça a praça”. O forcado ao ver que o toiro tinha saído “solto” tentou mostrar-se, mas ao começar a recuar o toiro descompôs-se e não chegaram a reunir, passando o paulo caetano ao lado do forcado. No meu entender com poucas culpas para o forcado. Na segunda tentativa, com o toiro mais fixado nas tábuas, o Ico fez a pega com princípio meio e fim. Citou novamente de largo, andou para o toiro e, depois deste se endireitar com o forcado, no momento certo carregou-o. Aguentando a investida do toiro, recuou bem na cara e fechou-se muito bem de braços e pernas. O grupo ajudou com eficácia, fechando bem a pega, com o Manuel Vacas de Carvalho a rabejar e a sair na cara do toiro com muita arte!

Para o segundo toiro - malhado e bonito, com um bom comportamento durante toda a lide - o António deu o toiro ao seu irmão Manuel, forcado com muita técnica e com um grande à vontade perante os toiros (franzino mas um artista em praça!). O Manuel fez um bonito e sentido brinde à nossa prima Sofia e às melhoras do seu marido “Zezão”. A Sofia é, sem dúvida, um exemplo de uma Grande Mulher, cheia de força e com uma grande Fé, sendo um exemplo para todos nós. Beijinhos Grande Sofia e muita força neste momento mais complicado… Tudo voltará à normalidade rapidamente! O Manuel, após o brinde, começou a citar com muitas vantagens, “cá de trás” como é costume do Grupo de Montemor. Citou com arte e saber e quando carregou o toiro, este investiu para o forcado num galope franco. O forcado aguentou bem a investida, recuou três passos e fechou-se ainda melhor, tapando a cara ao toiro, com o grupo a ajudar coeso. Até pareceu fácil!

Para o nosso terceiro toiro, o escolhido foi o Bernardo Dentinho. Forcado com pouco tempo de Grupo mas já com alguns toiros pegados e que demonstra sempre muita vontade e raça. Brindou a pega ao Dr. Zé Marcelino, pai da velha glória do Grupo, OCEP, Marcelinozinho Canino ou Peco! Mais um grande brinde executado, pois o Tio Zé Marcelino teve há um ano uma pega difícil na sua vida, mas como forcado do Grupo resolveu-a da melhor maneira e está de volta como nós o gostamos de ver: junto do Grupo, a acompanhar-nos e cheio de saúde. O Bernardo começou cá de trás, esteve bonito a citar e com calma. Quando carregou o opositor, este não saiu logo, obrigando o Bernardo ir busca-lo muito perto, o que fez com que o toiro no momento da reunião, não lhe meteu bem a cara, dando-lhe um derrote que o forcado não aguentou. Na 2ª tentativa, o Bernardo voltou a ter que ir buscar o toiro a terrenos de maior compromisso. Contudo, desta vez aguentou bem o oponente, executando uma reunião muito boa, o que o fez vir fechado até cá atrás, onde o grupo se fechou bem. O Manuel Vacas de Carvalho voltou a rabejar muito bem, entrando cedo ao toiro e saindo-lhe com classe na cara!

Um agradecimento à família Telles de Carvalho por, uma vez mais, nos terem disponibilizado a casa para nos fardar, recebendo-nos muito bem (não fossem também eles do Grupo de Montemor!). E claro uma palavrinha para o outro lado do Mundo: para o nosso Tiago… Que volte rápido que temos aqui toiros com fartura para ele se agarrar e para depois mostrar às “babes” australianas!

Alter do Chão, 25 de Abril de 2017

António Dentinho

A corrida em fotos:

Fotografias de Maria João Mil-Homens, a quem deixamos um agradecimento muito especial pela colaboração.

Veja o vídeo das pegas, seguindo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=3BPu3RREjLY

Voltar
com o apoio de