No passado domingo dia 2 de Outubro, o Grupo de Forcados Amadores de Montemor deslocou-se a Alcácer do Sal para a tradicional corrida da Feira Nova de Outubro. Esta foi a última "corrida formal" do ano 2016, não contando com o Festival de Vila Boim - dia 15 de Outubro - onde o nosso grupo vai pegar dois novilhos.
A corrida de homenagem a Mestre João Branco Núncio, cavaleiro Alcacerense, que tanto deu a tauromaquia nacional e mundial, foi toureada com um misto de gerações: João Moura e António Ribeiro Telles - toureiros maduro que tão bem conhecemos - e Francisco e António Núncio, cavaleiros da terra que se começam a mostrar ao público português, e que neste dia tinham um toiro cada para triunfar.
Os toiros da ganadaria de Pinto Barreiros, saíram bem apresentados com pesos a variar os 480kg e os 610kg, sendo pegados pelo Grupo de Forcados de Montemor e Évora.
Tudo começou com uma fantástica receção em casa de um dos nossos forcados de Alcácer- Vasco Carolino. O grupo de Montemor quer, desde já, deixar um grande agradecimento à família Carolino por esta receção: desde o lanche antes da corrida, até ao jantar depois da corrida que se prolongou pela noite fora, com grande convívio e animação. Toda esta entrega fora de praça mostrou bons resultados na corrida séria que se esperava!
Para abrir praça a um toiro de 490 kg, o cabo António Vacas de Carvalho não exitou em escolher o anfitrião Vasco Carolino. O Vasco saltou calmo, brindou a pega de forma emotiva a seu pai Frederico Carolino, e citou o toiro com arte. Com o forcado a meia praça, o toiro arrancou num passo curto. O Vasco carregando e alegrando o toiro, aguentou e reuniu para uma pega perfeita à primeira tentativa. Os ajudas com as vantagens merecidas ao toiro estiveram coesos.
Para o segundo toiro, com 475 kg, foi para a cara o forcado e antigo cavaleiro, Manuel Vacas de Carvalho. Depois de uma pega rija em Albufeira, o Manel mostrou mais uma vez que se está a fazer um grande forcado de cara e rabejador (neste dia rabejou o primeiro e o terceiro toiro). Também muito calmo, saltou, brindou a sua pega ao Presidente da Câmara de Alcácer do Sal e andou para o toiro. Com uma belíssima reunião, fechou-se à barbela e de lá não se largou mais. O grupo não facilitou e fechou a pega à primeira tentativa. Não podemos deixar de realçar o rabejador João da Câmara, que mostrou a sua arte, agora ao leme de mais um pinto barreiros.
Para o ultimo toiro, o mais sério dos três com 535 kg, foi escolhido o nosso forcado açoriano Bernardo Dentinho. Este tem aproveitado todas as oportunidades que lhe são dadas e mais uma vez mostrou que quer entrar na linha da frente do grupo! Brindando ao público, o Bernardo andou para o toiro calmo e com muita elegância. Carregou o toiro com distância, deixando o pinto barreiros embalar e entrar por ele. Aguentou o necessário e recebeu o toiro numa reunião perfeita mas ao mesmo tempo dura. De realçar o grande trabalho de todos os ajudas, que mesmo com o forcado desmaiado na cara do toiro (após a grande primeira ajuda do forcado Quim Zé), o seguraram e concretizaram a pega à primeira.
Ao grupo de Évora calhou o maior lote de toiros. Efetuaram uma pega à primeira tentativa, uma à segunda e a última à quarta tentativa (ao maior toiro da corrida). Parabéns ao grupo de Évora pela corrida.
Para o ano há mais corridas mas esperamos por todos no Festival de Vila Boim, já no próximo dia 15 de Outubro.
Parabéns a todo o grupo pela excelente época que fez. Pelo Grupo de Montemor venha vinho!!!
Manuel Ponce Dentinho
Fotografias: Florindo Piteira
Veja o video das pegas, clicando no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=e6CWyIE4Vi0