Nome
E-mail
Home | Notícias
“Limpinha” em Vila Viçosa!

Com o início deste mês de Setembro marcado pelo intenso fim-de-semana vivido em Montemor-o-Novo (como escreveu o Frederico Caldeira foi a “nossa corrida”) – seguiu-se outro importante compromisso: a tradicional corrida da “Festa dos Capuchos”, em Vila Viçosa.

Corrida bem montada, para aficionados e com muitos motivos de interesse. Seis toiros de Vale Sorraia (que saíram com umas caras bonitas, muito bem apresentados, sérios e a pedir contas aos artistas). Em praça, os cavaleiros: António Telles, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Nas pegas, a grande, saudável e eterna competição entre o Grupo de Forcados Amadores de Santarém e o “nosso” Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo.

As tradições são para cumprir e dia de corrida em Vila Viçosa “mete” fardação na Quinta do Bosque (Borba), ilustre casa da Família Câmara que, mais uma vez, recebeu o Grupo de Montemor de forma fantástica e muito acolhedora.

Também como manda a tradição, na castiça e bonita Praça de Toiros de Vila Viçosa marcaram presença vários antigos elementos, familiares e amigos do Grupo, que assim se associaram a este desafio, dando o tão importante apoio à rapaziada no início, durante e após a corrida!

Como já referi os vale sorraia saíram sérios. O Cabo António resolveu (e bem) aproveitar esta oportunidade para colocar nas caras dos toiros elementos mais novos, mas forcados que já dão garantias e segurança para situações de maior compromisso. E foi isso mesmo que aconteceu. Os forcados escolhidos “agarram” muito bem a oportunidade, mostrando que estão preparados para novos desafios, assim o Cabo entenda.

Para pegar o segundo toiro da tarde (primeiro do lote do grupo) saltou a trincheira o Luís Valério. O forcado citou de forma serena e bonita, aguentou muito bem a investida pronta do vale sorraia, que no momento da reunião, mudou a trajectória “trocando as voltas” ao Grupo. O Luís teve sempre muita vontade de ficar na cara do toiro e aguentou os fortes e altos derrotes do oponente, até à chegada das ajudas que, de forma muito coesa, fecharam esta grande pega de muita raça e querer. Boa pega do Luís! 

Para o quarto toiro da tarde o escolhido foi o Vasco Carolino: barrete colocado com decisão, cite muito determinado e convicto, ajudas bem cá atrás “à Grupo de Montemor”. A pega adivinhava-se bonita! E assim foi: o Vasco mandou vir o toiro, aguentou-lhe a investida e reuniu com muita decisão à barbela. Ajudas prontas e coesas, entrando no momento certo. Excelente pega do Vasco, irrepreensível o Grupo a ajudar. Olé para todos!

Para pegar o último vale sorraia da tarde e fechar a prestação do Grupo, o Cabo António apostou no Bernardo Dentinho. O forcado esteve muito toureio no cite: sereno, confiante e com a perfeita noção do que era ele que “controlava a toda situação”. Caminhou com elegância até entrar em terrenos de muito compromisso. Depois, com temple, mandou vir o toiro, recuou o necessário e reuniu com muita decisão. O toiro derrotou alto mas o Bernardo já lá estava e as ajudas entraram mais uma vez decididas, consumando assim mais uma grande pega à primeira tentativa. Olé para o Bernardo. Esteve muito toureiro!

Três pegas à primeira tentativa, uma “limpinha”! Oportunidade “agarrada” pelos três forcados da cara e excelente prestação do grupo como um todo: as ajudas estiveram em bom plano, mostrando e dando coesão às três pegas. Corrida com ambiente, boa tarde de toiros e uma excelente actuação do “meu” Grupo de Montemor! Olé rapaziada!  

Pelo grupo de Santarém pegou Francisco Graciosa (à segunda), António Lopo de Carvalho (à quarta) e Bernardo Bento (à terceira).

Agradeço mais uma vez ao Cabo António, que me vai confiando esta tarefa de escrever umas crónicas de vez em quando! Iguais a estas que venham muitas! As “limpinhas” têm sempre um gosto especial!

Um grande “Olé” para o melhor Grupo do Mundo! E pelo Grupo de Montemor venha vinho!!!

Vila Viçosa, 11 de Setembro de 2016

Miguel Soares

Fotografias: Toureio.pt

Veja o video das pegas, clicando no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=o-PRStozkIk

Voltar
com o apoio de