Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Montemor-o-Novo (5.06.2016)

Foi no passado domingo, dia 05-06-2016, que se realizou a Corrida de Touros em Montemor-o-Novo.

Depois de um almoço em casa dos meus Pais (e com algumas visitas de velhas glórias que fizeram questão de ir dar um abraço ao meu Pai, pelas razões que todos conhecem), recebi um telefonema do António Vacas de Carvalho a convidar-me para ficar mais perto do Grupo, o que desde logo aceitei e que agora, uma vez mais, agradeço!

O cartel era composto pelo Rui Salvador, Luis Rouxinol e António Brito Paes, no que diz respeito aos cavaleiros. Mas o grande atrativo da corrida era, sem duvida, um curro de touros da prestigiada Ganadaria Fernandes Castro, com as pegas a cargo do nosso Grupo e do Grupo de Évora. A praça de Montemor-o-Novo que costuma ser (Montemor é Praça Cheia!), desta vez ficou muito aquém das espectativas, com uma meia casa envergonhada.

Os Castros são sempre Touros sérios e que exigem a máxima concentração de todos os elementos, e infelizmente não foi a tarde por nós sonhada!

Para o nosso primeiro touro foi chamado o João da Câmara que é um forcado que eu, particularmente, aprecio muito,pela serenidade com que enverga a nossa Jaqueta. Brindou ao publico e do meu ponto de vista esteve correto nas duas tentativas que fez ao touro. Foi pena na primeira tentativa não aparecer um ajuda para fechar a pega. Parabéns João!

O segundo touro - o mais pequeno da corrida e de fraca apresentação para a Praça de Montemor-o-Novo - teve um comportamento de manso e que exigia um forcado que estivesse bem com ele, e foi mesmo isso que aconteceu!  Saiu o nosso pequeno Manuel Ramalho, mas grande forcado, que com a garra que todos lhe conhecemos (depois de brindar ao meu Pai) fez uma grande pega, muito bem ajudada por todo o Grupo, mas em especial pelo Joaquim José Murteira Correia que acabaria por dar a volta de agradecimento com o Manuel Ramalho. Parabéns Manuel e Quim Zé!

O terceiro Touro foi quanto a mim o melhor touro da corrida: transmitiu e colaborou durante toda a lide. Para a pega saltou o Luis Valério, que brindou (e bem) ao antigo cabo Paulo Vacas de Carvalho. Na primeira e segunda tentativa as coisas não resultaram, acabando por ser pegado na terceira tentativa já com as ajudas carregadas. Luís: gostei muito da tua atitude, em que percebeste que não estiveste bem e recusaste dar a volta (embora autorizada com as novas regras). É por estas e por outras atitudes que os elementos do nosso Grupo se diferenciam!

Aproveito também para dar os parabéns ao Grupo de Évora e aos três cavaleiros que contribuíram para uma tarde agradável.

E pelo Grupo de Montemor, com muitos sucessos!!! Venha Vinho!!! Venha Vinho!!! Venha Vinho!!!  E em Reguengos no sábado temos de o beber….

João Mantas

Fotografias: Tiago Caeiro

Veja o video das pegas, clicando no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=cK7fUXduUW4

Voltar
com o apoio de