Nome
E-mail
Home | Notícias
Limpinha!

Este ano o Glorioso escolheu ser campeão no dia do tradicional concurso de ganadarias de Évora, vendo-se o empresário obrigado a atrasar a corrida uma semana, passando-a para a noite. Talvez por isso, não tenha tido o impacto que costuma ter.

A fardação este ano foi em casa da tia Sãozinha e do Manel Ramalho que, por eu fazer anos nesse dia, nos prepararam um grande lanche e onde o grupo, mais uma vez, foi muito bem recebido. Como sempre sentimo-nos como se estivéssemos em casa. Obrigado tia e obrigado Manel!!

O cartel era composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles, seis toiros a concurso das Ganadarias Veiga Teixeira, Branco Núncio, Pinto Barreiros, Cunhal Patrício, David Ribeiro Telles e Passanha. O Grupo de Montemor dividiu cartel com o Grupo de Évora.

O 1º toiro da corrida foi um bravo toiro de Veiga Teixeira, que acabaria por ganhar os prémios de bravura e apresentação. Para abrir a corrida, o cabo António achou que devia ser ele mesmo a pegar. E em boa hora tomou essa decisão porque acabou por fazer uma bela pega. Citou bonito e com calma, mandando no toiro - aquilo que ele deixou - pois este foi pronto a arrancar e o António, muito bem, alegrou-lhe apenas a investida parado e de pés juntos, para depois lhe tirar 4 passinhos e reunir com eficácia. Muito bem todo o grupo a ajudar, coeso, começando na 1º ajuda do Quim Zé e acabando nas 3ª.

Para o 3º toiro da noite (e 2º do Grupo), um toiro manso de Branco Núncio foi eleito o forcado da terra Manuel Ramalho. O Manel não tinha um toiro fácil pela frente mas conseguiu resolver bem a papeleta, aproveitando a investida meio solta do toiro, fechando-se com decisão e aguentando bem 3 derrotes, que quando ia a entrar pelos ajudas, fugiu rápido para a direita fintando todo o grupo. Valeu a garra do Manel e aquela mãozinha que o Quim Zé ainda lhe conseguiu deitar, acabando o grupo depois por recuperar e fechar assim uma grande pega. Queria agradecer ao Manel e ao grupo, o brinde desta pega. Fiquei sem duvida muito orgulhoso, foi um óptimo presente de anos!

Para o 5º toiro, com 630Kg da ganadaria de David Ribeiro Telles, e também a jogar em casa, foi o Francisco Borges. O Francisco tem-nos habituado a grandes pegas, e mais uma vez manteve a nota alta. Com calma, classe e garra, é como o Francisco costuma ir para os toiros. E foi assim que pegou este. Citou devagar e bonito, mandou bem no toiro e assim que viu oportunidade carregou com decisão, a reunião foi boa tendo o toiro metido a cara um bocado bruta. Agarrou-se bem e veio enrolado na cara do toiro até ao fim, com o grupo novamente a ajudar bem, com uma boa 1ª do Tó Dentes e todos a fecharem em bloco.

Uma palavra também ao Sacaiozinho que rabejou muito bem os 3 toiros, com entradas prontas e eficazes.

Corrida limpinha e sem espinhas para o Grupo!

Aproveito também para agradecer ao Ginja que me brindou a lide do seu 1º toiro por ser o meu dia de anos: Obrigado Ginja!!

Obrigado António e obrigado Grupo de Montemor por dignificarem tão bem a imagem dos forcados! Fazem-nos sentir orgulhosos por já termos pertencido ao Grupo!!

Continuem assim.

Um abraço,

João Caldeira

Fotografias: Maria João Mil-Homens

Veja o video das pegas, clicando no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=Q3rCFIim0l0

Voltar
com o apoio de