Nome
E-mail
Home | Notícias
Treino na Herdade de Penique, 9 de Abril de 2016

Neste início de temporada, a actividade do Grupo de Montemor tem sido intensa. Depois dos compromissos de Lisboa e Vila Viçosa, o Grupo não tem parado e prepara com afinco a temporada de 2016.

Assim, no passado Sábado (9 de Abril), a família do Grupo de Montemor reuniu-se na bonita Herdade de Penique, em Alcácer do Sal, propriedade da ilustre e sempre simpática Família Mendes. Este treino na Ganadaria do Tio Jorge Mendes já faz parte do calendário de preparação da época do Grupo e, como sempre, ficou bem patente a “arte de bem receber” dos anfitriões, que foram incansáveis durante todo o dia, com todos e com cada um de nós individualmente. Na Herdade de Penique, sentimo-nos em casa, reinando a boa disposição, o convívio, a amizade e o espirito de Família.

O dia começou bem cedo, adivinhando-se uma manhã intensa de treino. Primeiro houve ferra de gado bravo, com todos os elementos do grupo a ajudar e a participar activamente nesta tarefa, ao mesmo tempo que aproveitaram para desenhar algumas “sortes gaiola” ou “recortes taurinos”, entre a saída dos bezerros e momento da ferra.

Contudo, todos ansiavam pela chegada das vacas bravas, para nesse momento mostrar ao Cabo António que estão prontos para os desafios que se aproximam. Daquilo que vi este sábado, afirmo com muita sinceridade: gostei e muito! O Cabo António imprimiu neste treino grande responsabilidade, sentido de compromisso e tudo foi treinado ao pormenor.   

Houve pegas para todos os gostos: de largo ou de curto, mas tudo feito “com cabecinha”: a colocação do toiro, o desenhar dos cites, o carregar das sortes, a entrada das ajudas… Tudo com grande entrega. Afinal, a corrida de Alter do Chão está já “aí à porta”! O António não poupou ninguém: os mais velhos tiveram que provar que já estão em forma e os mais jovens quiseram “agarrar” esta oportunidade para ganhar o sítio, mostrando toda a garra e vontade, esperando transmitir ao Cabo que estão prontos para novos desafios! Em suma: um treino muito exigente para todos os elementos do grupo. Rapaziada mais experiente e mais nova a ter que mostrar serviço. Olé para todos! Foi uma manhã em grande!

Como manda a tradição, manhã de treino em Penique, é seguido de um magnífico almoço: o famoso cozido à portuguesa “à moda da Família Mendes”, seguido de fantásticas sobremesas. Estava simplesmente maravilhoso! Com uma companhia verdadeiramente fantástica, resta-me deixar aqui o meu muito obrigado por um dia tão bem passado, proporcionado por todos os elementos do Grupo (antigos e actuais) e pela Família Mendes, que também faz parte desta enorme Família, que é o nosso GRUPO DE MONTEMOR!

Alcácer do Sal, 9 de Abril de 2016

Miguel Soares

Nota: Este texto foi escrito seguindo o antigo acordo ortográfico.

Voltar
com o apoio de