Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Vila Viçosa

Corrida de Toiros em Vila Viçosa

Depois da comemoração do 75º Aniversário do nosso Grupo, no passado dia 7 de Setembro em Montemor-o-Novo, rumamos até à castiça Praça de Vila Viçosa.

O Cartel era composto por:

António Ribeiro Teles;

Manuel Teles Bastos;

E o matador de toiros, mais emblemático do México “El Pana”.

Cujo os toiros pertenciam às Ganadarias David Ribeiro Teles e Vale do Sorraia.

A fardação foi na Quinta do Bosque, pertencente à Família Câmara, desde já os nossos agradecimentos, pela maneira simpática que fomos recebidos em sua casa.

O nosso 1º toiro, pertencia à Ganadaria David Ribeiro Teles, cujo peso era de 500Kg. Para a cara deste toiro, o António escolheu o Luís Valério, que tem vindo a estar bem na presente época, o Valério brindou a sua pega ao matador de toiros “El Pana”, depois do brinde colocou-se cá de trás, onde citou o toiro com um bonito cite e com muita calma. Quando mandou vir o toiro, devido a este estar um pouco cansado e ser tardio na investida, o forcado não conseguiu consenti-lo bem. Por esse motivo teve que ir lá outra vez. Sendo esta pega consumada à 2ª tentativa.

O nosso 2º toiro, com o peso de 630Kg e o mais sério da corrida, pertencente também à Ganadaria de David Ribeiro Teles. Devido a ser cabano e a ter pouca cara, o António escolheu e bem, os dois forcados Pedro Borges e Tiago Telles de Carvalho, para executar a pega de cernelha, neste dia o Pedro estreava-se como cernelheiro do grupo, sendo esta a sua 1ª pega. O Pedro e o Tiago brindaram esta pega ao antigo elemento Simão Comenda, após o brinde o Pedro teve uma grande entrada ao toiro, com o toiro meio destapado. Foi pena, o Tiago não ter conseguido entrar logo ao toiro, para a pega ter outro sabor. 

Para o nosso 3º toiro, da Ganadaria Vale do Sorraia com o peso de 480 Kg, foi escolhido o forcado João da Câmara, que foi brindar a sua pega à Família Ribeiro Teles. Começou o cite cá de trás, e assim que o toiro o viu arrancou-se logo para o forcado. No meu ver, o João não esteve bem a mandar na investida do toiro, sendo assim o toiro ter-lhe feito um estranho e colocando mal a cara, fazendo que fosse lá outra vez. O João na 2º tentativa esteve bem à frente do toiro e a mandar, consumando assim uma boa pega. 

Para o nosso 4º e último toiro, também da Ganadaria Vale do Sorraia com o peso de 470Kg, foi escolhido o Francisco Barreto “IKO”, brindou a sua pega ao antigo elemento do nosso grupo Zé Calado. Meteu-se cá de trás e andou para o toiro e fez vir o toiro, onde esteve muito bem a aguentá-lo e a fechar-se ainda melhor. Sendo para mim, esta a melhor pega.

Um abraço

João Pedro Tavares

Voltar
com o apoio de