Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Alter do Chão

No dia 25 de Abril o grupo de forcados de Montemor pegou uma vez mais a tradicional corrida em Alter do Chão, por ocasião da sua feira anual. A fardação foi também como é habitual em casa da família do elemento do grupo Tiago Telles de Carvalho, onde o grupo é recebido sempre com bastante agrado.

A praça registou uma boa assistência (mais  de três quartos de praça), apesar do dia estar algo nublado.  Corrida de enorme expectativa devido ao cartel, que quanto a mim estava muito bem montado: 3 cavaleiros de renome - António Ribeiro Teles, Vítor Ribeiro e Salgueiro da Costa; toiros Palha com 4 anos e muito bem apresentados que devido aos êxitos causam grande expectativa; forcados de Montemor e de Alter do Chão.

O primeiro toiro da tarde foi pegado por João Tavares, mais conhecido por Peco. Forcado que dispensa apresentações esteve irrepreensível. Brindou ao público com serenidade pois o seu oponente não era pera doce, para mim o toiro mais complicado da tarde. Citou, mandou vir quando queria e aguentou, recebeu o toiro, numa rija e bonita pega, com o grupo a ajudar bem. Este toiro foi lidado por Antonio teles que andou ao seu nível.

O terceiro da tarde foi pegado pelo forcado João Braga que brindou ao seu parente Dr. Raul Telles de Carvalho. O Braga foi forcado nesta tarde, fez tudo como mandam os livros, começou cá de traz, caminhou com calma e tranquilidade carregou até o toiro vir e agarrou-se com vontade, executando uma bonita pega, contando com a ajuda do grupo, de salientar a prestação do novo elemento Diego que fechou muito bem nas terceiras. O toiro foi lidado por Salgueiro da Costa que esteve bem.

Para o quinto toiro, saiu o forcado Noel Cardoso, forcado com bastante cartel nesta terra e que na qual se estreou a pegar pelo grupo (ou então estreou-se na Benedita, mas também podia ter sido em Alter Rui). Brindou ao empresário Jorge Carvalho, antigo elemento do grupo de Montemor e que nesta data cumpria 20 anos de empresário da Praça de Alter do Chão, ao qual a banda de Alter, proprietários da praça prestara homenagem, descerrando uma lápide pelo seu incontestável valor e dedicação á festa brava. O Chinês como todos o conhecemos, esteve a seu nível, alguma hesitação na reunião, mas depois agarra-se com unhas e dentes proporcionando pegas bastante vistosas, esta pega foi considerada pelo júri como a pega da tarde, e ao forcado foi atribuído o troféu Luís Saramago, que estava em disputa. Este toiro foi lidado por Vítor Ribeiro que andou ao seu nível.   

 

Ao grupo de Alter calhou o lote bastante idêntico ao do grupo de Montemor. Pegaram Diogo Bilé, á 1ª executando uma bonita pega, Gonçalo Afonso á 2ª tentativa com alguma sorte e para terminar a tarde, depois da vitoria no concurso de cernelhas de Évora, a parelha Jorge Naghi e Elias Santos foram de volta com o 6º da tarde, quanto a mim o toiro da pega, decisão arriscada pois os cabrestos tinham menos dois palmos de altura que o toiro o que torna a execução desta pega bastante complicada. Depois de 4 tentativas falhadas, com os forcados a entrarem ao toiro sempre destapados lá o pegaram com bastante mérito mas sem brilho nenhum.

Os toiros da bem conhecida ganadaria de Palha  saíram de uma maneira geral bem mas faltou um “pouquito” de sal. Sobressaíram o quinto e o sexto toiro que demonstraram bravura e nobreza. 

Depois da corrida, forcados, bastantes antigos elementos, amigos e elementos de outros grupos reuniram-se no jantar de confraternização no restaurante Pára Pára. Jantar bem divertido com o ambiente de festa e de dever cumprido pois mais uma vez a actuação do grupo ter sido um êxito.

 

Rui Vacas de Carvalho

 

Fique em seguidas com alguns registos fotográficos gentilmente cedidos pelo site "TouroeOuro" na pessoa de João Dinis:

 

João Pedro Tavares (Peco)

 

João Braga

 

Noel Cardoso

 
 
 
O melhor chinês da actualidade a receber o prémio da melhor pega "Luis Saramago" das mãos do empresário, o nosso querido Tio Jorge Carvalho, que cumpria nesta tarde 20 anos à frente da praça de Alter
 
Os triunfadores da tarde 
 
Voltar
com o apoio de