Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Santarém

Primeira Corrida dos 75 anos….

No passado dia 22 de Março, realizou-se em Santarém a tradicional Corrida de Toiros da feira de S. José. O Grupo de Montemor reuniu-se pronto para iniciar a época dos 75 ano,  uma época que espero que corra bem e seja recheada de bastantes êxitos, mas o principal mesmo é que ninguém se magoe e que seja mais uma de triunfo.

A fardação foi em casa dos meus pais, e desde já agradeço por tudo, pois somos sempre recebidos de braços abertos e da melhor maneira.

O grupo começou a reunir-se para o inicio desta época perto das duas da tarde… a alegria era muita pois já não víamos algumas caras há algum tempo. Em Santarém viram-se muitas caras novas,  prontos a mostrar serviço, muitos antigos a dar força e claro as nossas próprias caras, umas de medo, outras de nervos por ser a primeira corrida e, outras cheias de vontade para mostrar serviço em mais uma grande época…(acho que a minha era das duas primeiras…)

No cartel estavam anunciados os cavaleiros Rui Salvado, Luís Rouxinol, Duarte Pinto e ainda a praticante Mara Pimenta. Os toiros eram da ganadaria Prudêncio, e com os Montemorenses compartiam cartel os forcados da terra, os Amadores de Santarém.

Organizada pelo empresário e amigo do grupo João Pedro Bolota, a praça apresentou-se fria como o dia e, com pouco público. Os toiros saíram sérios, com 5 anos de idade e pesos entre os 470 e os 520 kg.

Para o primeiro toiro da corrida e também primeiro toiro da época dos 75 anos, o António autonomeou-se e quis abrir a temporada. Acto que fez de valor e entrega, pois se é difícil autonomear-se para pegar ainda mais difícil é quando é o primeiro toiro de uma época, a época dos 75 anos e ainda para mais com o frio que estava e com o ambiente nada acolhedor das bancadas despidas de público. O António brindou ao público, citou de largo, andou com presença, mandou na investida e aguentou mas na altura de reunir com toiro este abrandava muito e o António, por ser a primeira pega da época não entendeu bem o toiro, o que fez com que este tenha sido pegado à 4ª tentativa já com ajudas mais carregadas.

Para o nosso segundo toiro perfilou-se o meu irmão, Manuel Dentinh,  para pegar. O toiro foi lidado pelo cavaleiro Rui Salvador, que brindou a sua lide a um Homem da terra de Montemor, Mestre Luis Miguel da Veiga. O Manel mostrou-se bem ao toiro, citou com calma e aguentou a investida lenta do oponente. Reuniu bem mas fechou-se ainda melhor tendo realizado a pega à primeira tentativa.

Duarte Pinto lidou o ultimo toiro da tarde, que saiu reservado e com pouca qualidade. João Romão tavares brindou ao Dr. Joao Barata Freixo pelas suas rápidas melhoras, e assim o desejamos todos. O João citou com calma, mandou no touro mas o toiro devido ao seu comportamento de manso arrancuo de uma forma pouco clara e franca, tendo dado um derrote forte ao qual este não conseguiu fechar-se. A pega foi consumada à 2ª tentiva, com o primeiro ajuda Quim Zé e o restante grupo já em terrenos curtos, pois o Joao na primeira tentativa caiu mal e bateu com a cabeça então houve a necessidade de carregar mais.

O Grupo de Santarém concretizou as suas pegas respectivamente à 1ª, 3ª e 3ª tentativas. Pegaram ainda o novilho toureado pela cavaleira praticante Mara pimenta à 2ª tentativa.

Para que corra tudo bem nesta época dos 75 anos…

Venha vinho…

A próxima corrida do Grupo de Montemor está agendada para o dia 12 de Abril nas Alcáçovas.

 

António Dentinho
14 de Março de 2014

 

Pode ver as pegas desta corrida no canal do GFA Montemor no youtube através dos seguintes links:

António VC - 4ª tentativa: http://www.youtube.com/watch?v=W_ppGba-8Nc&list=UUfgiaJseFyf15tSsbGNjY1A

Manuel Dentinho - 1ª tentativa: http://www.youtube.com/watch?v=jnoCeHYrYYs&list=UUfgiaJseFyf15tSsbGNjY1A

João Romão Tavares - 2ª tentativa: http://www.youtube.com/watch?v=8cGA5YEXbv4&list=UUfgiaJseFyf15tSsbGNjY1A 

Voltar
com o apoio de