Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Alcochete

CORRIDA DE ALCOCHETE 01.05.2013 

Com meia entrada forte, em tarde cinzenta e algo fria, realizou-se no passado dia 1 de Maio, mais uma corrida de toiros na castiça e bonita praça de toiros de Alcochete.

Faziam parte do cartel os Cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Marcos Bastinhas; os Grupos de Forcados de Montemor e Alcochete, para lidarem toiros da Ganadaria de Infante da Camara.

Do curro de toiros, bem apresentado mas algo desigual, couberam em sorte ao Grupo de Montemor, os três toiros mais pesados da corrida, com 560 Kgs e 4 anos, 600 Kgs e 5 anos e 530 Kgs e 4 anos.

No primeiro toiro, após a lide possível por parte de Rui Salvador, já que o toiro “manseava” saltou á praça para o pegar o Forcado Sr. Francisco Maria Borges que, confirmando o seu estatuto de “FORCADO DE GERAÇÃO” brindou ao “Respeitável” e, citando de largo dando todas as vantagens ao toiro mandou em todos os momentos, provocando-lhe a investida no momento e local certos. Fechando-se muito bem “á córnea” executou uma pega de muito valor e dura á primeira tentativa.

Uma grande pega de um enorme Forcado!

O terceiro toiro da tarde, segundo para o Grupo de Montemor, foi um toiro imponente pela apresentação e peso. Era na verdade um toiro muito sério, desafiante e “mirando al tendido”, revelando pouco interesse pelo Cavaleiro, permitiu, ainda assim, a colocação de alguns ferros com qualidade, por parte de Marcos Bastinhas, nunca humilhando, nem nos capotes nem nos cavalos.

Saiu para a pega o Sr. Frederico Caldeira, Forcado de créditos firmados que, galhardamente citou de largo, mostrando-se bem avançando lentamente para o toiro, provocando-lhe a investida que saiu… meia, já que, fazendo jus á sua idade, o toiro parou-se a poucos metros do Forcado. Ter-se ia justificado num “aviso” de capote, que, não acontecendo, obrigou o Forcado a ficar “eternidades” a poucos metros da cara do toiro, carregando insistentemente, até que este se decidiu, investindo com a cara alta não dando grandes hipóteses ao Frederico de se fechar.

Na segunda tentativa, após mudança de terrenos, o toiro manteve a sua atitude reservada embora tenha saído mais rapidamente. Frederico Caldeira foi muito rápido a fechar-se e, com o Grupo a ajudar bem, consumou assim a pega, sem grande brilho, mas com muito mérito, por culpa exclusiva do comportamento do toiro.

O quinto toiro da corrida, o mais bravo, proporcionou a Luís Rouxinol a melhor actuação da tarde.

O Forcado designado pelo Cabo do grupo Sr. José Maria Cortes para a pega deste toiro, foi o Sr. João Braga que, brindou com emoção a um grupo de antigos elementos que assistia á corrida.

Decidido, citando de largo, com alegria e demonstrando enorme vontade, provocou uma bonita investida ao toiro, reunindo nos médios entrando pelo Grupo até aos terceiros ajudas que se encontravam junto às tábuas. Contra tudo o que era previsível, e perante a inoperância dos terceiros ajudas, saiu inesperadamente do toiro quando todos os que assistiam davam a pega já por consumada. A partir da segunda tentativa, o comportamento do toiro começou a mudar radicalmente, permitindo ainda neste intento a reunião, mas metendo a cabeça alta e derrotando fortemente para a direita e para baixo tirando o Forcado da cara.

Seguiram-se mais três tentativas com o toiro a defender-se barbaridades a piorar a cada uma delas, metendo o “piton” não permitindo a reunião, acabando por se “deixar” pegar á sexta tentativa, sem pena nem glória.

Concluindo, um toiro que poderia ter sido pegado á primeira tentativa, acabou por ser pegado á sexta!!!!. Louve-se no entanto a vontade do Forcado, que sempre mostrou “ganas” de querer pegar o toiro.

O Grupo de Alcochete, pegou os seus três toiros á primeira tentativa através dos Forcados Srs. Fernando Quintela, Diogo Timóteo e Joaquim Quintela, sem problemas e com bom nível.

Ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor que tem brevemente pela frente dois enormes desafios, desejo a maior sorte e um desempenho “Á GRUPO DE MONTEMOR”

 

Baltazar Ferreira de Matos / Abella

 

 

Fique em seguida com alguns momentos fotográficos registados pela objectiva de Francisco Romeiras, ao qual agradecemos desde já. 

 

Francisco Borges  

 

 

 

Frederico Caldeira 

 

 

 

 

simpático gesto dos Amadores de Alcochete.. 

Brinde de João Braga a alguns dos antigos elementos presentes 

 

 

 

 

 

Voltar
com o apoio de