Nome
E-mail
Home | Notícias
O Grupo voltou a Tomar!!

Foi no passado dia 3 deste querido mês de Agosto que nos deslocámos à bonita localidade de Tomar. Além do nosso grupo, perfilavam-se também para pegar os Amadores de Tomar, que tiveram pela frente dois toiros sérios da ganadaria Prudêncio e um de José Salvador. No que à parte a cavalo diz respeito, o aficionado público de tomar que preenchia na totalidade esta tão castiça praça, presenciou as actuações dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e do rejoneador espanhol, Sergio Galán. Os toiros que nos couberam em sorte eram da ganadaria de José Salvador e anunciavam os pesos de 525 kg, 500 kg, 505 kg.

O cabo fez recair no experiente forcado João Romão Tavares a responsabilidade de abrir praça. O João correspondeu às expectativas e fez uma boa pega, com o toiro a sair de largo, o forcado a
aguentar com os pés juntos, a recuar-lhe na cara e depois a consentir muito bem no momento da reunião, com um pormenor apenas possível nos melhores, pois aquando de reunir com o toiro, este põe-lhe a cara muito alta e o João "saca-lhe" mais um passinho, fazendo então com que o toiro se esticasse e deste modo tenha podido reunir de muito boa forma. Parabéns João!

Para o pegar o nosso segundo toiro, saltou à praça, pela primeira vez este ano o forcado Noel Cardoso. Esta foi uma pega menos conseguida, tendo sido realizada apenas à terceira tentativa, talvez fruto da pouca rotação que o forcado tem tido este ano, pegando apenas o seu primeiro toiro em Agosto. O nosso "Chinês" não se consegui entender com o toiro que lhe metia a cara muito alta e algo brusca, o que não permitia ao forcado fechar-se no toiro, sendo este desfeiteado nos dois primeiro intentos logo na reunião. Apenas na tentativa final conseguiu reunir na perfeição e realizar uma pega ainda com algum brilho pois o toiro empurrou e não se acobardou, mesmo tendo um grande grupo pela frente a ajudar coeso.

Para o último toiro da noite estava reservada uma estreia a pegar de caras no nosso grupo, era então o forcado Tiago Laranjinha que se tem notabilizado nas ajudas desde o ano passado que chegou ao Grupo de Montemor. E se a ajudar o Laranjinha tem correspondido ao que lhe é pedido, a pegar também não ficou atrás do que tem feito. Realizou uma boa e bonita pega à segunda tentativa, não conseguindo ficar no intento inicial devido ao forte derrote que sofreu ainda antes de chegar aos ajudas. Na sua segunda tentativa contou com a pronta primeira ajuda do forcado Pedro Borges, e do restante grupo. Parabéns pela tua estreia Tiago, e que venham mais e sempre maiores êxitos.


Pelo Grupo de Montemor venha vinho!!!

Francisco Borges Jr.

Voltar
com o apoio de