Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Vila Franca

Crónica Corrida Vila Franca Xira  - XIV Tourada Real

Sexta, 30 de Setembro 2011

 No aniversário dos 110 anos da Praça de Touros Palha Blanco em Vila Franca De Xira, que contou com a presença dos Duques de Bragança. Estiveram em praça os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles e Marcelo Mendes. As pegas estiveram a cargo dos forcados amadores de Montemor e Vila Franca de Xira.

Foi toureado e pegado um imponente curro de touros de Manuel Assunção Coimbra, onde os pesos variaram entre 510kg e 550kg. É de salientar a apresentação e a seriedade que os “Coimbras” trouxeram à praça a prometerem uma noite dura e séria, que pedia grupos de primeira linha para dar a volta aos touros.

Para o 1º touro da noite coube ao Frederico Caldeira “Manzarra” abrir praça. Sempre com a calma que lhe é conhecida provou uma vez mais estar num grande momento esta época. Bem a citar e a aguentar, dando vantagens ao touro, como mandam as regras, fez uma pega perfeita com o grupo a ajudar bem.

Para o 2º da noite, o cabo Caldeirinha escolheu o forcado Manuel Ramalho. Citou de largo mas na primeira tentativa poderia ter aguentado e consentindo mais o touro, porque não o fez a pega pega não foi concretizada. Acabou por pegar o touro à terceira tentativa, foi pena que na segunda lhe tenha faltado uma “mãozinha” para lá ficar.  

Para o último touro do grupo de Montemor estava guardado um dos grandes momentos da noite. Para a cara do “Coimbra” mais sério que nos calhou foi escolhido o forcadão “Peco”. Com a valentia que lhe é habitual faz um cite bonito e de largo, tendo uma reunião dura, mas perfeita, onde todo o grupo se empregou resultando numa grande pega que pôs de pé a Palha Blanco.  

Não poderia deixar de falar no grupo forcados de Vila Franca de Xira, no qual tenho forcados amigos mais antigos, e que sempre gostei de ver pegar com o grupo de Montemor. Parabéns pela noite que tiveram em especial para o pegão do forcado Pedro Castelo.

Obrigado pelo convite que me foi feito pelo Caldeirinha para fazer esta crónica.

Parabéns pela excelente actuação do grupo!!!

Pelo grupo de Montemor… Venha vinho! Venha vinho! Venha vinho!

 Vasco Lobo

Voltar
com o apoio de