Nome
E-mail
Home | Notícias
Novilhada em Montemor-o-Novo

Novilhada em Montemor

Dia 3 de Setembro de 2011, o grupo teve a habitual novilhada em Montemor, desta feita ao sábado e não à segunda como temos vindo a habituar-nos.

O cartel era composto pelos cavaleiros praticantes João Soller Garcia, João Maria Branco, Maria Mira, e o nosso amigo Manuel Vacas de Carvalho que tirava a prova de praticante neste dia, ao qual deixa-mos os nossos parabéns pela excelente prestação. Eram lidados novilhos/touros da Ganadaria Gregório de Oliveira que saíram à praça com uma apresentação irrepreensível, estando o ganadero Francisco Gregório de Oliveira também de parabéns pela imponente novilhada que trouxe a Montemor.

Para o primeiro novilho da tarde saltou à praça António Calça e Pina, forcado que começou a fardar-se este ano e tem dado provas de ser mais um a ter em conta na próxima temporada! Após brinde ao Manuel Vacas de Carvalho que tirava a prova de praticante, fez uma pega limpa com principio meio e fim, denotando um “à vontade” tal, que ninguém diria que se começou a fardar este ano! Parabens Tó!

O nosso segundo da tarde, brindado ao grupo de Coruche pelos seus 40 anos, foi pegado á terceira tentativa pelo Miguel Bibe, forcado da terra que para mim fez três pegas! Uma primeira tentativa impressionante em que o touro entra pela trincheira a dentro despejando todo grupo aí mesmo. Uma segunda tentativa em que também vimos bastante vontade ao Miguel, sendo fechada a pega à terceira já com ajudas mais carregadas. De destacar também a prestação do primeiro ajuda João Bibe, irmão do Miguel, que deu três belas primeiras neste touro que vinha com muita pata e deu trabalho aos ajudas, destaque também para a  “grande segunda” do “lápis”, Martim Taborda!

Depois desta novilhada, acho que ficámos com a ideia que o futuro está mais que garantido!

O grupo de Coruche pegou os seus 2 touros, ambos á primeira tentativa, com duas boas pegas! Muitos parabéns a eles, não só pela corrida que fizeram mas também pelos 40 anos que comemoram!

Na segunda parte houve a habitual prestação dos “mini forcadões”, onde houve grandes pegas, com os touros a bater, e os ajudas a meter o cabedal! Parabéns aos forcados de palmo e meio que mostraram como é que é!

Depois de um dia cheio de pegas, houve uma bela jantarada do grupo juvenil, mas que não durou muito porque no outro dia havia mais!

Pelo grupo de Montemor:

Venha vinho! Venha vinho! Venha vinho!

 

António Vacas de Carvalho

 

Veja ainda uma fabulosa reportagem fotográfica em:

http://www.pitonapiton.com/época-2011/montemor-03-09-11/

Voltar
com o apoio de