Nome
E-mail
Home | Notícias
" à Grupo de Montemor"

Foi no passado dia 28 de Julho que rumámos à Capital, desta feita com o intuito de pegar dois toiros da Ganadaria de Veiga Teixeira. Nesta noite, em que os forcados eram o grande atractivo do espectáculo, partilhávamos cartel com o Grupo de Forcados Amadores de Santarém e o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. No que aos cavaleiros diz respeito, apresentavam-se para tourear os astados , Vítor Ribeiro, Manuel Lupi e João Salgueiro da Costa.

Para o nosso primeiro toiro da noite, com 588kg de carne e seriedade, saltou o confiado Forcado João Pedro Tavares (Peco). Esta foi sem dúvida aquilo que se chama uma pega “à Grupo de Montemor”. Desde o saltar tudo ao mesmo tempo, passando pelo brinde toureiro e com classe, um cite pleno de calma e de uma arte fora do normal (à Peco), e culminando com uma pega bastante vistosa e soberbamente ajudada por todo o Grupo, e quando digo soberbamente ajudada digo-o com todas as letras. Pois neste pega é impossível destacar-se o A,B ou C, de distinguir foi o Forcado Joaquim Murteira Correia com uma primeira ajuda perfeita, os Forcados João Maria Santos e António Dentinho, perfeitos nas segundas, Pedro Borges, Mim Soller Garcia e João Megre, perfeitos nas terceiras, e a rematar esta pega perfeita, o rabejador Tiago Telles de Carvalho, com uma actuação perfeita. Devem estar a questionar o porquê de utilizar tantas vezes o mesmo adjectivo para descrever esta pega e tudo o que nela se passou, não é difícil responder a essa questão, visto que no início deste “comentário” frisei que esta tinha sido uma pega “à Grupo de Montemor”, neste caso não poderia excluir o adjectivo que melhor descreve o nosso Grupo, “Perfeito”! O Grupo presenteou esta pega com um brinde ao cavaleiro tauromáquico Luís Miguel da Veiga, pelo seu aniversário de alternativa.

 

Perfilou-se para o toiro mais sério da corrida, com 586kg, o nosso Cabo, José Maria Cortes. Este nome sonante da Forcadagem, voltou a fazer-se ouvir e a ficar na memória de todos os presentes nesta noite de pegas memoráveis. Depois de um brinde emotivo a uma figura da Forcadagem e também à sua figura paternal, João Cortes, o Zé Maria enalteceu-se e fez uma pega recheada de Grupo de Montemor e também de si mesmo. Começou bordando uma arte e toreria de se lhe tirar o chapéu, dando todas as vantagens a um toiro que “pedia contas”, e de que maneira! Com um cite garboso, que teve início encostado ao ajudas, ao chegar a pouco mais de meia praça o Cortes carrega o toiro, que sai para ele a passo e a medir, o Zé Maria junta o pés, aguenta e depois de recuar precisamente o que o oponente lhe “pedia”, tem uma reunião exímia e eficaz, a partir daí foi um recital de pudor e valentia do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, com todos os forcados a meterem “a carne no assador” e um toiro a despejar tudo o que conseguia, inclusive os dois bandarilheiros que tentaram auxiliar este Grande Forcado, nesta Grande Pega. Rematou esta pega, o Forcado Tiago Telles de Carvalho, “à Grupo de Montemor”, pleno de arte e com um desplante mais que toureiro.

 

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém concretizou as suas duas pegas à primeira tentativa, por intermédio de Luís Sepúlveda e João de Brito.

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa pegou os seus toiros à primeira e terceira tentativa, respectivamente por intermédio do seu Cabo Pedro Maria Gomes e do seu irmão Gonçalo Maria Gomes.

Em disputa estavam dois prémios destinados à Forcadagem, o de melhor Grupo de Forcados presente em praça, este ganho pelos Amadores de Santarém e o de melhor pega da noite, arrebatado pelo nosso cabo, com um pegão de José Maria Cortes.

A todos os intervenientes, os mais sinceros parabéns por esta grande noite de toiros que proporcionaram.

 

Pelo Grupo de Montemor, Venha Vinho!

Francisco Borges Jr.

 

Fique em seguida com os vídeos das pegas:

http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/22/haxAr6dDa78 - João Pedro Tavares (Peco)

http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/21/1I71WaJwG40 - José Maria Cortes

Veja ainda a reportagem fotográfica de Florindo Piteira em:

http://www.pitonapiton.com/

 

Voltar
com o apoio de