Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de toiros em Moura

 No passado dia 17 juntámo-nos no Hotel de Moura, num luxuoso apartamento onde os resistentes viriam pernoitar, gentilmente oferecido pelo antigo elemento Manuel Laurentino!

 Como já sabíamos pelas fotografias divulgadas, esperava-nos um curro de irrepreensível apresentação da ganadaria de Cunhal Patrício. Calharam-nos em sorte os pesos de 510kg, 560kg e 510kg, pela respectiva ordem.

 O primeiro toiro não sendo muito grande, saiu à praça com muito trapio, devido ao impressionante “chapéu” que ostentava! Foi bem lidado pelo Luís Rouxinol e o seu comportamento fez adivinhar uma pega sem grandes complicações! Como, apesar de muito valente, não pode sempre andar a levar  “fruta”, o Zé Maria elegeu o João Romão Tavares para abrir praça. Andou sereno para o toiro, mas quando chegou aos seus terrenos, o oponente estava desgastado e fechado em tábuas, pelo que tardou a investir. Penso que o João se terá precipitado ligeiramente ao carregar demasiadas vezes seguidas o toiro, afogando-se com ele, o que terá  sido razão para que o toiro não tenha posto bem acara, o que obrigou o forcado a puxar dos galões, pois mesmo não tendo tido uma reunião muito ortodoxa, o Romão, fechado com o braço direito por baixo do piton, fez  uma viagem e incómoda em que o toiro trazia a cara por baixo e fugiu ao grupo, em que com o seu grande par de braços e com oportunas ajudas do Laranjinha seguido pelo Pedro Borges, o grupo conseguiu fechar para consumar ao primeiro intento!

Para o nosso segundo, o maior toiro, com 560kg, bonito e com muito trapio, foi eleito o Frederico Caldeira, vem desde o ano passado a ter uma impressionante regularidade, com todos os toiros pegados à primeira tentativa, e este não iria ser excepção! Depois de brindar ao Luís Monge do grupo de Moura, que acabara de se despedir, o Fred  citou calmo e com postura, tentou sacar o toiro de largo, mas como os irmão de camada, este revelou-se tardo, tendo o forcado entrado em terrenos do oponente para o conseguir provocar, este saiu com pata, o Frederico sacou-se o que a curta distância permitiu, reunião com perfeição e fez uma dura viagem até lá atrás, muito bem agarrado e exemplarmente ajudado! Uma pega rija, tecnicamente perfeita e muito bem ajudada, à Grupo de Montemor!

O terceiro toiro saiu anunciado com 510kg, apesar de parecer pequeno, foi muito manso e reservado durante a lide, não era fácil prever o comportamento para a pega... acabou por se revelar um autêntico coirão! Mas havia um “maluco” cheio de vontade de se agarrar a ele, e em boa hora, assim o Cabo Cortes quis que lá fosse o Tiago Telles de Carvalho pegá-lo! Brindou ao antigo elemento e nosso querido amigo Manel Laurentino. Citou com garbo e ganas, o toiro, ao contrário dos restantes, arrancou solto, trazia muita pata e abrandou no momento da reunião o que impediu que esta fosse perfeita! Porém, o Tiago emendou-se no primeiro derrote e alapou-se para não mais sair. O toiro antes de entrar pelo grupo parou-se a bater com impressionantes e violentos derrotes que o maluqinho aguentou com muita alma, querer e com um par de braços invejáveis por qualquer forcado, esteve quase a sair, mas acreditou e voltou a fechar-se para ficar! O grupo ajudou com garra e dificuldade, mas ajudou bem! Foi sem dúvida o momento alto da noite e uma das grande pegas desta temporada, que ficará certamente na memória de quem teve a sorte assistir! Desta pega resultou seriamente lesionado o Laranjinha, a quem desejamos rápidas melhoras e regresso em força.

O Grupo de Moura pegou dois toiros à primeira tentativa e o  último à terceira.

 Depois da corrida, seguimos para as Festas com o sentimento de dever cumprido e prontos para beber uns copos para celebrar, e os solteiros para atacar as famosas flores de Moura!

O nosso agradecimento ao Manel, de muito nos serviu o poiso onde nos fardámos e descansámos para rumar a casa no dia seguinte! Agradecemos também o bonito gesto do cavaleiro e nosso amigo João Ribeiro Telles  em brindar ao Tiago depois da sua valente pega!

PELO GRUPO DE MONTEMOR,

VENHAVINHO!

VENHAVINHO!

VENHA VINHO!

João Braga

Veja aqui as pegas do grupo:

http://www.youtube.com/user/GFAMontemor?blend=21&ob=5#p/u/18/f8fV9M8DTT8  João Romão Tavares

http://www.youtube.com/user/GFAMontemor?blend=21&ob=5#p/u/16/-K7noCsff7w Frederico Caldeira

http://www.youtube.com/user/GFAMontemor?blend=21&ob=5#p/u/15/FRyCE-6llMY Tiago Telles de Carvalho

Voltar
com o apoio de