Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em São Cristóvão

Dois espectáculos, um êxito redondo!

No passado dia 16 de Julho deslocámo-nos a São Cristóvão, com o intuito de pegar uma das corridas com mais tradição no Grupo de Montemor. O cartel era composto pelos Cavaleiros João Moura, José Prates, Miguel Moura e o mais novo, António Prates, deste modo estava dado o mote para uma competição saudável. Para pegar, tivemos mais uma vez o prazer de partilhar cartaz com o Grupo de Forcados Amadores de Évora.

Como o título sugere, a noite dividia-se em dois espectáculos. O primeiro consistia na lide de dois novilhos de João Moura, por parte dos jovens cavaleiros Miguel Moura e António Prates.

No capítulo das pegas abriu praça o forcado António Calça e Pina. O António é um forcado recente no Grupo, esta era a sua segunda pega com a “pesada” jaqueta do GFAM e tal como na primeira, resolveu sem problemas apenas com uma só tentativa. No cite esteve irrepreensível, dando vantagens ao toiro e chamando-o de uma forma alegre e vistosa, mandou na investida do oponente, carregando-o com acerto e reunindo de forma correcta. A viagem foi um pouco conturbada, pois o forcado esteve perto de sair do toiro, algo que não aconteceu devido à vontade do António e à pronta ajuda do restante grupo.

O segundo espectáculo, em que toureavam os pais dos jovens cavaleiros supracitados, João Moura e José Prates, era completado ainda pelos toiros de Varela Crujo.

Para abrir a corrida de toiros, foi chamado a essa enorme responsabilidade o forcado Manuel Ramalho. O Manuel tinha pegado apenas um toiro este ano e não havia obtido o êxito desejado, consumando a sorte apenas à terceira tentativa. Deste modo, o cabo, nesta noite o João Cabral, achou por bem dar-lhe um toiro para “confiar”. Como pudemos ver, a decisão não podia ter sido mais acertada, pois o Manuel fez uma pega de encher as medidas a qualquer aficionado. Cumpriu todos os tempos da pega na perfeição, esteve calmo e sereno a citar, mandou no toiro, aguentou, recuou-lhe na cara e depois de uma reunião perfeita fez uma viagem bastante vistosa, com o toiro sempre com a cabeça no ar, acabando ainda por fugir um pouco ao grupo. Destaque para uma grande primeira ajuda do forcado Tiago Laranjinha, que mesmo com o toiro fugido conseguiu ainda “deitar-lhe a mão”, para que com sucesso se concretizasse a sorte ao primeiro intento.

O nosso segundo toiro foi pegado pelo aniversariante Noel Cardoso. Também um pouco na senda do que aconteceu ao Manuel, o nosso Chinês tinha pegado apenas um toiro na presente época e igualmente com três tentativas. Para confiar foi e confiado ficou, pois seria de estranhar se não o ficasse com e excelente pega que fez. Algo diferente da pega anterior, pois este toiro era um pouco mais reservado, mas era também mais ao estilo do forcado que o pegou. O Noel teve que entrar nos terrenos do oponente (como ele gosta) e sacar-lhe apenas um passinho (que também é do seu agrado), deste modo conseguiu uma reunião exímia, enrolou-se no toiro como só ele sabe, e muito bem fechado de braços e pernas fez a pega que merecia no dia do seu aniversário, viajando até ao grupo, à semelhança do Manuel, com uma pega muito vistosa. Contou também com uma boa e correcta primeira ajuda do forcado Pedro Borges, com todo o grupo a corresponder.

O Grupo de Évora pegou os seus toiros por intermédio dos seguintes forcados: Ricardo Sousa à primeira tentativa, Ricardo Sardinha à segunda tentativa, e João Pedro Oliveira que concretizou à sua segunda tentativa, a dobrar o companheiro e amigo Jorge Vacas que se despedia nesta noite, mas infelizmente recolheu à ambulância e posteriormente ao hospital, depois de quatro estóicas e emocionantes tentativas, tal como o seu irmão José Vacas que lhe dava primeiras ajudas. Aos dois elementos do Grupo de Évora e também nossos amigos desejamos as rápidas melhoras.

 

O Grupo provou mais uma vez estar em forma e bem preparado para os desafios que se avizinham.

Pelo Grupo de Montemor, Venha vinho…

 

Francisco Borges Jr.

 

Fique em seguida com os links dos vídeos das Pegas:

Manuel Ramalho:  http://www.youtube.com/watch?v=dp6VYV-xqwk&feature=related

Noel Cardoso:  http://www.youtube.com/watch?v=S2UVidihF-Y

Voltar
com o apoio de