Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Loureiro

Foi no passado dia 12 de Junho do presente mês que o Grupo de Montemor se deslocou à bela localidade de Loureiro.
 
Para tourear os seis bonitos e nobres toiros da Ganadaria do senhor João Ramalho , apresentavam-se os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e António Brito Paes. Para pegar os hastados perfilavam-se os forcados amadores de Montemor e Coimbra.
 
Pedro Borges, foi o forcado escolhido para abrir praça. O Pedro teve pela frente um toiro com 500 kg, muito nobre e sem dúvida o mais bonito da corrida, este que tinha apenas um defeito, o facto de humilhar muito pouco.
Como manda a regra, o forcado começou bem “cá de trás”, deu todas as vantagens ao toiro e citou com uma elegância soberba, bonito e toureiro. A pouco mais de meia praça, e quando quis que o toiro viesse, carregou-o, aguentou e recuou  no momento exacto, pena foi a reunião que saiu defeituosa, pois o forcado abriu muito pouco as pernas, o que após uma curta viagem fez com que o Pedro tivesse que se levantar do chão, sacudir o barrete e fazer mais uma tentativa.
Na 2ª tentativa, e com uma atitude determinada, o forcado esteve muito bem em frente ao toiro, fê-lo sair de meia praça, numa arrancada nobre e veloz do oponente, o Pedro marcou bem os tempos da pega, mas sorte foi o que não teve, sendo pisado no momento da reunião, não se conseguindo fechar prontamente e saindo por baixo do toiro.
Para a tentativa final fez o que lhe competia para fechar a pega, andou um pouco mais para cima do oponente, carregou-o, reuniu na perfeição e fechou-se para não mais sair.
 
Para o nosso 2º toiro, com 470 kg mas muito bem rematado, o cabo Cortes colocou no João da Câmara a responsabilidade de o pegar.
Apesar de muito jovem, o João já nos habituou ao forcado artista que é e ao muito bom forcado que pode vir a ser. Esta tarde em Loureiro não foi excepção, pois à frente do toiro o forcado esteve ao nível dos melhores, denotando uma arte e toreria invejável. O problema esteve já depois da reunião perfeita que teve, e foi posterior à calma e classe que demostrou em frente ao oponente. Após uma longa viagem, o João viria a sair da cara do toiro pelo simples facto de não se ter agarrado com a vontade que devia.
É entre a primeira e a segunda tentativa que recai a minha humilde crítica a esta pega, pois o João, após ter saído, foi bastante diminuído psicologicamente e aparentemente com pouca vontade de pegar o toiro, o que se veio a verificar na 2ª tentativa, onde o forcado voltou a sair do toiro, mais uma vez por não se agarrar com “unhas e dentes” e por alguma falta de atitude.
Na 3ª e última tentativa, o João voltou a fazer tudo brilhantemente e na perfeição, mas desta vez agarrou-se e o grupo ajudou coeso, deste modo estava concluída a 3ª pega da tarde.
 
Bruno Palmeiro “Gel”, este forcado fardou-se pela primeira vez no Grupo de Montemor este ano, no dia 25 de Maio, na Marinha Grande. O Grupo, na pessoa do cabo José Maria Cortes, concedeu-lhe esta fardação fruto da sua vontade e dedicação ao longo dos treinos. É um forcado com já alguma experiência, pois veio de outro grupo. Tinha neste dia a oportunidade de mostrar que merece o que o Grupo lhe tem dado.
Após duas tentativas em que o forcado esteve francamente bem em frente ao toiro mais sério da corrida, com 515 kg. A partir da 3ª tentativa o Gel começou a acusar a pressão da sua primeira pega, com este pesada jaqueta que é a do Grupo de Montemor. O nervosismo começou a sobressair, e alguns pormenores menos bons vieram ao de cima, o forcado esteve sempre com muita vontade, com muito coração, mas com muito pouca cabeça, e para pegar toiros, pelo que sei e pela muita sabedoria que os forcados mais velhos nos vão transmitindo, esta é fundamental. Existem três princípios base na pega de caras, que são eles: calma, classe e garra, e infelizmente os primeiros dois apenas foram visíveis na 1ª e segunda tentativa.
Os toiros pegam-se com oito elementos, e por essa mesma razão a culpa de este ter sido pegado à 5ª tentativa não recai apenas sobre o forcado da cara, o grupo também não esteve ao seu melhor nível nesta tarde menos boa e inglória.
 
Se Deus quiser, melhores dias virão.


 
Pelo Grupo de Montemor Venha vinho!
 
 
Até Alcácer, onde esperamos que todo o Grupo esteja em peso para nos apoiar, antigos elementos, familiares, amigos, namoradas, etc.. aqui fica o apelo!
 
 
Francisco Borges Jr.

 

Veja os videos das pegas em:

Pedro Borges: http://www.youtube.com/watch?v=q6A9jW-gaQA

2ª tentativa de João da Câmara: http://www.youtube.com/watch?v=AUf497MhHcU

3ª tentativa de João da Câmara: http://www.youtube.com/watch?v=ON7PcZfOCCU

Voltar
com o apoio de