Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros na Nazaré
Foi no passado dia 21 de Agosto que o nosso grupo regressou à típica vila piscatória da Nazaré, onde não ia há já alguns anos, para pegar 3 toiros da ganadaria do Tio Jorge Mendes.
 
A fardação teve lugar em casa da Kika Coutinho, com todos os elementos do grupo expectantes por se fardarem pela primeira vez numa arena com grande simbolismo na história do grupo de Montemor.
Apesar da noite fria, o ambiente na praça era vivido de maneira quente com as bancadas quase cheias e um publico que viveu a festa "à sua maneira".
 
Pegávamos nessa noite com o grupo de Santarém, o qual teve uma boa actuação, concretizando as suas pegas ao primeiro intento.
 
Para pegar o nosso primeiro toiro, que se apresentava com 450 Kg. e que pouco transmitia, saltou à arena António Vacas de Carvalho.
Brindou a pega aos empresários da praça e começou o cite com muita segurança e galhardia.
Sendo um forcado habituado a toiros com mais "gás", não conseguiu encontrar o tempo certo para reunir devido à fraca investida do toiro.
Na segunda tentativa, graças à sua experiência, adaptou-se ao comportamento do toiro, aguentando-o e conseguindo reunir para ficar, apesar de na viagem o toiro ter vindo com a cara por baixo.
Na minha opinião, o excesso de vontade em ajudar por parte do grupo, tirou um pouco de brilho à pega, pois toiros que apresentam esta investida, deverão ser ajudados utilizando menos a força e mais a "ligeireza".
 
Foi escolhido para pegar o nosso segundo toiro com 460 Kg. o forcado Noel Cardoso que após brindar à anfitriã Kika, iniciou o seu cite característico e a pouco e pouco se aproximou de um toiro fixo no forcado e que aguardou o carregar para se arrancar com um pouco mais de som que o nosso anterior.
O Chinês soube recuar e fechar-se com decisão para uma viagem suave até o toiro entrar pelo grupo que fechou bem.
 
Para fechar praça, Frederico Caldeira, forcado que atravessa um óptimo momento, brindou a pega ao seu padrinho de grupo, Pedro Freixo e à sua esposa Maria Lopo de Carvalho.
Citou de largo, nos tércios da pequena arena da praça da Nazaré, um toiro com 475 Kg. que transmitiu mais que os anteriores.
 
Esteve perfeito no cite, no carregar e na reunião, consumando ao primeiro intento a pega mais vistosa da noite.
Destaque para a boa primeira ajuda de Pedro Santos, experiente forcado de caras, que quiçá, nos vai presentear com mais algum tempo com ajudas como esta...
 
Assim terminava, debaixo de nevoeiro, uma agradável noite de toiros na praça do Sitio da Nazaré, onde esperamos voltar nos próximos anos.
 
Encontraremo-nos no próximo Domingo, na praça do nosso grupo, para a comemoração dos 71 anos, onde pegaremos 6 toiros para assinalar esta data!
 
Até lá...Pelo Grupo de Montemor venha vinho...Venha!

 

Venha vinho...Venha!
Venha vinho...Venha!
 
João Romão Tavares



Videos das pegas:
1ª -  António Vacas de Carvalho:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/4/8jwgnZJxE_w
http://www.youtube.com/watch?v=XlfCx6ZPGnI

2ª -  Noel Cardoso:
http://www.youtube.com/watch?v=0oxSU8wmM6w

3ª -  Frederico Caldeira:
http://www.youtube.com/watch?v=CFpcgRak0ac


Voltar
com o apoio de