Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros nas Caldas da Rainha

Dia 20 de Agosto de 2010 será, sem dúvida, mais uma grande data para recordar na já longa história do Grupo de Montemor: o antigo forcado do GFAM, Francisco Zenkl, tirou a alternativa de cavaleiro tauromáquico, o que a todos nos encheu de orgulho mas, acima de tudo, ao seu pai, mãe, irmã, e a todos os seus amigos, que preenchiam em largo número a praça de touros das Caldas da Rainha; além disso, o grupo teve mais uma exibição em que demonstrou o grande momento que atravessa. Parabéns Francisco, obrigado por tudo o que a festa te deve (como dizia o zé nights) e, principalmente, obrigado pela a tua amizade, foi com grande orgulho que estivemos presentes neste dia tão importante para ti.

O padrinho do Francisco foi o seu (e nosso) grande amigo Manuel Lupi, e a testemunha outro grande amigo, o João Ribeiro Telles (Ginja). Os forcados, além de Montemor, foram os das Caldas da Rainha, e os touros eram de Dias Coutinho (com pesos entre os 440 e 530 Kg).

Apesar do peso dos touros não intimidar, a verdade é que em termos de comportamento impuseram um pouco mais de respeito e obrigaram a que o Grupo estivesse concentrado do início ao fim da corrida. Como o Zé Maria tinha alertado na fardação, qualquer forcado podia pegar, do mais velho ao mais novo, o que é fundamental para que todas as corridas corram bem: concentração máxima e disponibilidade total.

Para pegar o 1º touro, o da alternativa do Zenkl, foi escolhido o João Braga. Apesar de vir de uma lesão, e precisar de touros, a principal razão para ser o escolhido foi a grande amizade que tem pelo Zenkl. Após brinde emocionado, o Braga concentrou-se no que tinha pela frente, e que não era nada fácil, andou com calma, reuniu bem e aguentou vários derrotes altos e a «despachar». Houve alguma lentidão e hesitação nas ajudas, e o touro acabou por despejar o Braga, que deslocou o ombro esquerdo. Foi com grande alma que «obrigou» o Cortes a deixá-lo fazer mais uma tentativa, que foi mais de valor do que espectacular; resolveu e mostrou de que barro é feito (barro Cabral). Pena que a lesão impeça o Braga de pegar mais este ano, pois merecia acabar melhor esta época.

Para pegar o 2º touro foi o forcado Francisco Borges. Brindou à Tertúlia Tauromáquica da Amizade (que tem feito muito pela elevação no nível da festa dos touros em Portugal). Andou calmo e artístico, mandou no touro e agarrou-se para não mais sair, compensando uma reunião em que não se dobrou o necessário. O grupo esteve correcto a ajudar, concretizando esta pega à 1a tentativa.

O 3º escolhido, para fechar a nossa prestação com chave de ouro, foi o forcado artista: João "Rambinho" Caldeira. Brindou a pega à tia Susana e à tia Kika, avó e mãe do Francisco Zenkl. O touro tinha a grande dificuldade de não ver um "boi", o que obrigou o João a chamá-lo muito à voz, caso contrário o touro passar-lhe-ia ao lado. Depois seguiu-se uma boa reunião, uma viagem por alto, e a entrada oportuna dos ajudas, que fecharam a pega com grande eficácia.

Pelo Grupo das Caldas pegaram: o Zé Nights, o António Cunha, e o Salvador Costa Pereira, que deixo para o fim de propósito, pois esta foi a sua última pega, no activo, pelos Forcados das Caldas. Do que conhecemos de ti fora de praça, e do que vimos dentro de praça, parabéns pela entrega, disponibilidade, raça e amizade.

Tive o prazer de receber o Grupo em minha casa, na Foz, para o jantar; sabem que têm as portas sempre abertas, para dormir ou para se alimentarem. E de seguida foi borga pela noite (madrugada) fora, na festa do Zenkl, no Green Hill. Obrigado pelas garrafas e pelo ambiente que lá encontrámos.

Que corra tudo bem até ao final da época, e mando já daqui um grande abraço a quem se vai despedir este ano em Montemor, pelos grandes forcados que foram, mas, sobretudo, pelos grandes amigos que foram, que, na minha opinião, é o mais importante.

Em nome do Grupo de Forcados de Montemor, um grande Obrigado à Tia Manuela Abranches Costa pela fardação e pelo óptimo lanche que nos preparou.

João Cabral


Videos das pegas:
1ª - João Braga:
http://www.youtube.com/watch?v=9trCzjiHTFU
http://www.youtube.com/watch?v=4Cqc_JYwxwA

2ª - Francisco Borges:
http://www.youtube.com/watch?v=Y8icXjfK8O8

3ª - João Caldeira:
http://www.youtube.com/watch?v=8jwgnZJxE_w

Voltar
com o apoio de