Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Armação de Pêra

No dia 12 de Agosto de 2010 realizou-se, integrada nas férias de Armação de Pêra, uma corrida de touros na qual o Grupo de Forcados Amadores de Montemor actuou juntamente com o Grupo de Évora.
O Cartel foi constituído pelos cavaleiros de alternativa João Moura, António Maria Brito Paes e pelo cavaleiro amador Miguel Moura. Os Toiros pertenciam à Ganadaria de Rio Frio que, apesar de apresentarem um média de peso pequena, sairam bem apresentados.
De notar apenas que os touros tiveram algumas dificuldades com o piso e com o grande diâmetro da arena.

Para a pega do 1º novilho-toiro toureado pelo Miguel Moura saiu à cara o forcado Francisco Barreto que teve pela frente um touro que lhe proporcionou uma boa 1º tentativa, com este último a fugir com o forcado na cara às ajudas. Na sua segunda tentativa o forcado Barreto também esteve bem na mesma e os ajudas mais atentos à fuga do touro, o que resultou em sucesso.

Para a pega do segundo touro, foi à cara o forcado António Pimenta de Aguiar, que normalmente exerce as funções de 2º ajuda. Tratando-se de um forcado que normalmente não pega com frequência penso que não esteve mal de todo.
Na primeira tentativa de pega foi pena ter ido muito para cima do touro afogando um pouco este último e, consequentemente, tirando-lhe força na saida o que em nada ajudou a pega. Repetiu e, com mais calma, pegou eficazmente nesta sua segunda tentativa.
Quero dar um abraço ao Pimenta pelo contributo que deu ao grupo desde 2002, onde se fardou pela primeira vez, salvo erro, em Mora. O Pimenta não foi o melhor forcado deste grupo mas foi um forcado que cumpriu o seu papel, foi um forcado que colocou as necessidades colectivas deste grupo à frente das suas e, acima de tudo, foi um grande amigo! Verdade seja dita! Obrigado em nome do grupo e do teu padrinho!

Para o último touro do grupo estava guardado o “Herói de Armação de Pêra”, o grande forcado Carlos Chambel, popularmente conhecido nas hostes por “Carlos do Crato” ou, na internet, por “Brunhex”. Não há nada a apontar nesta pega: o cite foi irrepreensível sempre a mandar no touro. O carregar da sorte em perfeito equilíbrio com uma reunião a encher a cara do touro de forcado até dizer chega. Os braços esses eram demais para a força do touro e o grupo ajudou bem!

O Grupo de Forcados de Évora esteve bem, sempre à primeira tentativa, com os touros que lhe cairam em sorte. Destaque para a actuação do amigo Jorge Malta Vacas.

Durante o jantar na Casa da Paulinha viveram-se bons momentos de convívio e graças a mim (modéstia à parte) o jantar que por norma é “Moderadamente Masculino”, tornou-se num “Raro Momento de Convívio Emoldurado por Lindas Flores”!
E nesse jantar a beber copos ninguém se chegou aos calcanhares de “Brunhex”, o Grande!!!
 
 Pelo Grupo de Montemor:
 Venha Vinho!
 Venha (Todos)
 Venha Vinho!
 Venha (Todos)
 Venha Vinho!
 Venha (Todos)
 Bota abaixo...............................

 Feliciano Reis

Videos das pegas:
1ª - Francisco Barreto:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/30/ekD5Q5r3fSU
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/29/MeV0kkCQCkw

2ª - Antonio Pimenta de Aguiar:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/28/7LKJSn5Tfrg
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/27/-iVSZxvhfQk

3ª - Carlos Chambel Cardoso:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/26/Tc6q-URlId0

Voltar
com o apoio de