Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Arruda dos Vinhos

No passado dia 17 de Agosto, e com apenas um dia de descanso da corrida dura que o grupo teve em Reguengos, rumámos para a Arruda dos Vinhos para pegar mais uma corrida. Corrida essa que vem fazendo parte do calendário do Grupo nos últimos anos.
 
Estavam em praça os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e Marcos Bastinhas, para lidar 6 toiros em concurso, das ganadarias Pinto Barreiros, Vinhas, Conde Cabral, António Charrua, Ruy Gonçalves e Pégoras. Pegava também o Grupo de Santarém.
 
O nosso 1º toiro foi o de Vinhas, e para a pega foi o Frederico Caldeira. O toiro mostrou-se cómodo e com muita cadência durante a lide, mas adivinhava-se duro para a pega, principalmente por ser bruto a meter a cara no capote. Depois de duas boas pegas que o Frederico já tinha feito este ano, o Zé Maria deu-lhe aqui um toiro mais sério, um toiro em que se tinha que mandar e estar bem com ele. O forcado saltou decidido, e depois de um brinde emocionado ao tio Baica bateu as palmas com vontade e citou com muita calma, mandando muito bem no toiro. Carregou com decisão e o toiro arrancou com codícia, metendo a cara alta e dura. Agarrou-se bem e foi bem ajudado pelo grupo, com uma grande 1ª do nosso Tólés, que até saiu "azambuado" da praça.
 
No nosso 2º toiro e 4º da corrida, estavam guardadas todas as emoções da noite. Era o da ganadeira de António Charrua, que pesava 600 e muitos quilos. Um toiraço, mas só para a fotografia, foi um belo "charuto" e investir não era com ele, aliás, passou a lide toda a fugir de António Telles, que por sua vez teve um "tigre", e com grande mérito cravou todos os ferros possíveis e impossíveis, não deixando o toiro ir inteiro para a pega.
Para pegar o "charuto" foi escolhido o Filipe Mendes. Tenho impressão que foi um bilhete de ida que o Zé Maria ofereceu ao Mendes, mas ele foi cheio de vontade e fez um pegão que lhe deu o bilhete de volta. Mal pôs o barrete o toiro arrancou com muita velocidade e completamente fugido. Reuniu bem e suportou o 1º derrote, o Cogumelo entrou como sempre, dando uma grande 1ª e embatendo com violência contra as tábuas. O toiro rodou e saiu fugido com o forcado na cara mais de meia praça, até que o grupo recuperou e fechou a pega. Grande pega. E agora prepara-te ó Mendes, meteste-te nela tou pa ver como é que dela vais sair...
 
O último toiro foi o da Herdade de Pégoras e foi pegado pelo António Vacas de Carvalho “Tó Boxa”. O António teve um site bonito e vistoso, mandou bem no toiro, carregou, aguentou e reuniu bem. A pega foi vistosa com o toiro a viajar com a cara por alto e o grupo a entrar bem. A fechar em beleza o Bóxinha...
 
Parabéns a todos os ajudas que tiveram neste dia mais uma boa prestação. Se o grupo tem corridas de sucesso deve-se às boas actuações dos ajudas.
 
Abraço
João Caldeira

Videos das pegas:
1ª - Frederico Caldeira:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/10/VbwbmxR058E

2ª - Filipe Mendes:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/9/QmKhQTN6rjE

3ª - António Vacas de Carvalho:
http://www.youtube.com/user/GFAMontemor#p/u/8/uoHNJ0fW0qM

Voltar
com o apoio de