Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros nas Caldas da Rainha

Foi nas Caldas da Rainha que o CDS demonstrou o seu apoio às manifestações culturais genuinamente Portuguesas, com a realização da Corrida deste partido no passado dia 25 de Julho.

Com o cartel composto por António Ribeiro Telles, Vítor Ribeiro, Pedro Salvador, António Maria Brito Paes, Duarte Pinto e Soller Garcia, as pegas dos Vale Sorraia estavam a cargo do nosso Grupo e do Grupo das Caldas.

Para o primeiro da função perfilou-se Filipe Mendes, que já em Alcácer do Sal demonstrou estar em bom momento de forma. Brindou a pega ao Dr. Paulo Portas. Perante um toiro com 530 kg, o Filipe alegrou o toiro que se arrancou mal o viu, aguentou e sacou-se o necessário para vir bem embarbelado na cara do toiro. A velocidade do toiro obrigou os ajudas a aplicarem-se a fundo para se concretizar esta pega à primeira tentativa, que contou com uma preciosa ajuda “extra” do Xiquinho Borges. A rematar a pega, esteve o Tiago Telles de Carvalho a rabejar.

Ao terceiro da noite, foi à cara o Tiago Telles de Carvalho, a um toiro pouco volumoso, mas com o trapio que se conhece dos Vale Sorraia, andou para o toiro sereno e aproveitou o trote do toiro para o provocar de longe, junto os pés e ficou no meio da praça à espera do seu oponente. Com o toiro quase aos seus pés, o Tiago recuou e reuniu com correcção e o grupo, mais avisado da casta portuguesa que corre no sangue destes toiros, fechou a pega de forma muito eficiente. Muito vistoso a rabejar este o sacaiozinho, a parar-se na cara do toiro e a levantar a praça, e assim se fechou mais uma pega à primeira tentativa.

A fechar a função esteve o Frederico Caldeira. Começou com um bonito brinde, como é sem timbre, e ao por o barrete o toiro arranca-se. Não se deixou intimidar, deu um passo para se mostrar e aguentou um toiro que vinha com pata. Com uma reunião eficiente, e colaboração do restante grupo, fechou-se a actuação do Grupo de Montemor à primeira tentativa.

Parabéns ao Zé Maria que conseguiu mais uma corrida limpa.

Já os nossos amigos das Caldas tiveram uma noite (e o último toiro) menos afortunada, apesar de terem mostrado decisão e valentia, pegaram à terceira, segunda e quinta tentativas.

Noel Rosário Cardoso

Voltar
com o apoio de