Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros no Montijo

A pedido do Cabo José Maria Cortes, fui convidado a fazer o resumo da corrida na Monumental do Montijo, do passado sábado, dia 26, praça em que o Grupo voltava actuar passados 5 anos.

Sendo eu apenas um aficionado e amigo do grupo, sem os conhecimentos para vos relatar as ocorências, como muito melhor fariam outros, espero nâo desiludir o Zé Maria, a quem aproveito para agradecer a amabilidade para comigo.

O cartel era composto por João Moura, João Salgueiro e Manuel Lupi, tendo o Grupo do Montijo divido a tarefa de pegar os novilhos, bem apresentados da Ganadaria do Engº. José Samuel Lupi.

Corrida importante, em que o Grupo teve uma boa actuaçâo!

Estava em disputa um prémio para a melhor pega, o que motivou uma maior responsabilidade por parte dos forcados, para o primeiro , foi o Noel Cardoso, na primeira tentativa podia ter feito a pega da noite!
Foi bem ajudado pelo Hugo Melo, mas o novilho fugiu ao grupo, tendo suportado alguns fortes derrotes, com as ajudas indecisas,acabou por sair.
Acabou por pegar à terceira com ajudas carregadas, após uma reuniâo defeituosa na segunda tentativa.

Força Noel, em Julho e Agosto há bastantes corridas e sei que vais lá estar quando for preciso!

Para o "nosso" segundo, saltou o António Vacas de Carvalho, que fez só, tudo bem, à primeira!
Citou calmo e com elegância, aguentou o novilho que saiu com pata, e foi muito bem ajudado pelo grupo.

Caro José Maria, e caro António, merecias e devias ter dado volta!

Os FORCADOS, quando o Cavaleiro nâo dá volta, se merecem, e este era o caso, nâo podem ser humildes em excesso, porque os Cavaleiros, dâo voltas sem os Forcados e sem comtemplaçôes!

Se o Noel nâo deu volta e o Grupo neste particular tem sempre uma postura de enaltecer, o António "merecia" ter ouvido as palmas do público que soube reconhecer, nâo só a sua actuaçâo, como a do grupo, pois ajudou bem!

Para o último, foi o Manuel Ramalho, com  a "raça" que o caracteriza, perante um novilho reservado,foi aos seus terrenos, e fechou-se muito bem à primeira tentativa, bem ajudado.

No final o Júri decidiu entregar o prémio da melhor pega ao António, que irradiava felicidade, pena que o Pai nâo lhe tivesse dado uns trocados para pagar umas cervejas!...

Uma última nota para dizer, que o Grupo, como dizia um antigo forcado de outro Grupo, sentado na fila abaixo, foi o único a dar vantagens , marcando a diferença entre "pegar" e "agarrar" toiros!...

Sempre tudo muito igual na forma de estar à frente dos toiros, é assim à Grupo de Montemor!

O Grupo do Montijo pegou à 1ª,2ª e 3ª.

Fazendo votos para que as próximas corridas sejam um êxito,e que nâo haja lesôes até ao final da época, pelo Grupo de Montemor,

Venha Vinho, Venha Vinho, bota abaixo!

Um grande abraço do Luis Bolas

Voltar
com o apoio de