Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Coruche

No passado dia 29, sábado e depois duma tarde muito quente caiu a noite bastante mais amena e a rapaziada do nosso Grupo rumou a Coruche para pegar a corrida que ia ter lugar na belíssima praça desta bonita cidade integrada na “Ficor” Feira Internacional da Cortiça.

O cartel era de luxo e constituído pelos cavaleiros António Ribeiro Teles, Pablo Hermoso de Mendonza , João Ribeiro Teles júnior e os Grupos de Montemor e de Coruche tendo este tido a amabilidade de convidar o nosso  para com eles pegarem os toiros Passanha. Não há muito para dizer sobre a corrida já que os toiros bem apresentados e de um modo geral a cumprirem, não transmitiram emoção.
                                                                                                 
Do Grupo de Montemor saiu para a cara do primeiro o Cabo Zé Maria Cortes que quanto a mim carregou o toiro desnecessariamente, não tendo praticamente recuado provocando uma má e confusa reunião tendo infelizmente desmaiado como consequência dum forte derrote na cara, julgo que junto à orelha, quando se tentava recompor na cara do toiro já que estava apenas fechado com um braço. Felizmente foi mais o susto porque algum tempo depois já estava novamente na trincheira a comandar o seu Grupo, mas há que ter atenção a estas lesões, (mais vale prevenir que remediar).
Para dobrar o Cabo saiu o João Caldeira (Rambo) que igualmente também penso não ter estado correcto na reunião da primeira tentativa, a exemplo do Zé Maria pouco ou nada recuou tendo metido um joelho. À segunda já algo diminuído e a coxear mas com a raça que lhe conhecemos pegou sem grande dificuldade.

Para o terceiro toiro da noite, segundo para o nosso Grupo, saltou a trincheira o João Pedro Tavares (Peco) que como é hábito esteve bem e pegou à primeira tentativa com alguma facilidade pois como referi no início os toiros não davam para brilhar.

Finalmente para o quinto da noite e nosso terceiro, saiu o Pedro Santos que mais uma vez esteve muito bonito e correcto tanto no site como no temple e também na reunião - e apesar do Grupo de Coruche ter estado por cima efectuando três boas pegas à primeira tentativa incluindo o Cabo Amorim que com camaradagem e amizade brindou a sua pega ao Grupo de Montemor retribuindo assim o brinde ao seu Grupo feito pelo João Pedro Tavares na pega do seu toiro – foi para mim a pega do Pedro Santos a melhor e mais correcta da noite.

Quero realçar também a maneira eficaz como o grupo ajudou, e mais uma vez por culpa dos toiros, que não davam brilho às pegas não se julgue que os ajudas tiveram noite cómoda, bem pelo contrário, pois não é nada fácil ajudar toiros destes que vêm com a cara por baixo.

Por fim realço o óptimo jantar que tivemos a convite do Cabo Amorim e do Grupo de Coruche que foi realmente dum convívio muito salutar, obrigado Amorim. O único senão foi termos ficado a saber no decorrer do mesmo que o Hugo Melo se despedirá no final da época, sem dúvida que fará muita falta, mas a vida é assim mesmo e há tempo para começar e igualmente para acabar.

Um abraço

1 de Junho de 2010
Francisco Pimenta da Gama



































Reportagem Fotográfica:
Florindo Piteira

http://www.pitonapiton.com/época-2010/coruche-29-05-10/

Voltar
com o apoio de