Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Alter do Chão

Neste dia de são Marcos, O Grupo de Montemor tinha um importante compromisso em Alter do Chão. O cartel era composto pelos cavaleiros João Moura, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras.
Juntamente com o Grupo da Terra, os Forcados enfrentavam um curro de toiros Herdade de Pégoras, que saíram sérios e a pedir contas aos intervenientes.

João Braga foi escolhido para o nosso primeiro touro. Após brinde ao malogrado Ricardo Mota dos Amadores de Alcochete, colocou o barrete, bateu palmas e mal o touro viu o forcado, este arrancou-se,   limitando a toreria deste forcado de patilhas  e bigode à antiga a um mero alegrar do seu oponente. O João Braga reuniu bem e fechou-se de imediato, contando com uma preciosa ajuda do JP.
 
Para o nosso segundo touro foi indicado o Forcado Filipe Mendes. Apesar de ter pegado o touro mais chato que nos calhou em sorte, o Filipe mostrou técnica e saber. Após brinde ao homenageado da tarde, D. José de Athayde, o Filipe Mendes procurou mostrar-se ao touro. Carregou com decisão e aguentou, contudo na reunião o touro faz um estranho, remata para o lado direito, sem que o forcado se tivesse adiantado. Na segunda tentativa, o Filipe Mendes mostrou ter percebido o touro e sujeitou-se a uma reunião mais dura, pois a eficiência a isso obrigava. O Grupo mostrou-se coeso nas ajudas.
 
Após a lide do Manuel Vacas de Carvalho, saltou para a arena o jovem Francisco Barreto, apesar de muito jovem, soube pisar e executar os tempos da pega. Pessoalmente, foi a pega da tarde. Brindou ao aniversariante Carlos Pegado e andou para o novilho decidido. Recuou e reuniu de forma vistosa, fechou-se à barbela e embarcou numa viagem longa, mas contou com uma boa 1.ª ajuda de João Caldeira Amaro, sem esquecer o restante corpo de ajudas constituído por um misto dos dois grupos actuantes.   Ao Francisco desejo que a vida de forcado que começou agora a trilhar seja longa e recheada de sucessos.
 
Para encerrar esta tarde, Pedro Barradas brindou  a sua pega ao Sr. Eng. Rui Vacas de Carvalho - valoroso Forcado e Grande Amigo.
De forma correcta e serena, andou para o touro, carregou e recuou três passos na cara do seu oponente  e laçou com os seus braços a barbela de um toiro que saiu franco. As ajudas fecharam a pega com vontade e eficiência.
 
O Grupo de Alter do Chão realizou as suas pegas à primeira tentativa, através de Sérgio Pires, Bruno Palmeiro e Elias Santos. Este último viria a conquistar o troféu “Luís Saramago” para a melhor pega.
 
Terminada a actuação, regressamos para o Monte Branco onde fomos, uma vez mais, soberbamente bem recebidos pelo Tia Rosa Maria e pelo Tio Carlitos Vacas de Carvalho, que muito agradecemos. Ao Engenheiro Rui um grande abraço destes teus amigos.

E assim se pegou a 2.ª corrida desta época.

Noel Cardoso

Reportagem Fotográfica:
António Santos (Tobrantes)

http://tobrantes.smugmug.com/Tauromaquia-Temporada-2010/Corrida-Alter-do-Chão-25

Voltar
com o apoio de