Nome
E-mail
Home | Notícias
Cronica da Corrida de Abiul

Abiúl, 14 de Agosto de 2009 

Foi com grande expectativa que a “velhinha”, acolhedora e agora renovada Praça de Toiros de Abiúl, recebeu uma enchente para presenciar um “cartel” de muito interesse no panorama Taurino Nacional.

De parabéns está a comissão promotora, constituída pela Junta de Freguesia, pelo que na pessoa do seu Presidente, desde já lhe endereçamos as maiores felicitações e os maiores agradecimentos por tudo o que tem feito pela “sua” Praça de Toiros e logicamente pela nossa Festa Nacional, as corridas de toiros. Bem haja Sr. Presidente, porque é de pessoas como o Senhor que o nosso Mundo Taurino precisa.

Nos curros estava um “encierro” de Brito Paes, bem apresentado, rematado, com pesos que rondavam os 500Kgs.

Para os lidar, estiveram em praça os Cavaleiros, António Palha Ribeiro Telles, Victor Ribeiro e António Maria Brito Pais.

As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, de quem é Cabo José Maria Cortes, e do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, Comandados por Vasco Dotti.

Os toiros deram na generalidade bom jogo, pelo que proporcionaram aos cavaleiros em praça boas lides com destaque para a primeira ao, quanto a mim, toiro mais bravo, interpretada por “Mestre”António Telles. 

No que toca ao nosso Grupo, a noite foi de surpresas, pois para o primeiro foi destacado o António Vacas de Carvalho, que pela primeira vez (segundo ele dizia) pegou numa praça a “sério”, o que aproveitou para estar muitíssimo bem, desde o saltar a trincheira, ao citar, carregar, receber, fechar-se e consumar uma bonita pega à primeira tentativa, com principio, meio e fim, muito bem ajudado por todo o Grupo. No final deu volta com António Telles, irradiando uma enorme felicidade.

Muitos parabéns António e contínua assim, porque terás com certeza muitas mais alegrias a dar a todos nós, para tua grande felicidade.

Para o nosso segundo toiro, terceiro da corrida, o cabo José Maria mandou o Frederico Manzarra Caldeira, forcado valente, a quem tocou a “fava” da noite. O toiro tinha uma reunião que não era nada fácil, pois parava-se e media o forcado, e aí o Frederico com a grande vontade de estar bem, precipitou-se um pouco, não entendeu bem o toiro e tentou antecipar a reunião, acabou derrotado, tendo consumado a pega á terceira tentativa, com o Grupo a ajudar bem, destacando-se o 1º ajuda Francisco Reis.

O nosso terceiro, quinto da noite, foi para o João Braga, que demonstrou que está cá para o que for preciso, tendo feito uma boa pega à primeira tentativa, dando todas as vantagens ao toiro, mandando na investida e fechando-se com ganas, tendo todo o grupo ajudado muito bem. Temos aqui forcado para outros voos e venham toiros para grandes pegas à “Grupo de Montemor”.

Os nossos amigos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, pegaram os seus toiros á 1ª, 1ª e 3ª tentativas aos 2º, 4º e 6º da noite respectivamente.

No final, os prémios para a melhor lide a cavalo e melhor pega, foram atribuídos pelo júri a António Ribeiro Telles e a Vasco Dotti, este depois de uma boa pega, com o saber da sua experiencia e numa época de despedida, pois era a ultima vez que pegava nesta “Linda, Aficionada e Castiça” praça de Abiúl.

Pelo Grupo de Montemor…….venha vinho…..venha vinho….venha…..

Évora, 19 de Agosto de 2009

Joaquim Murteira Correia

Voltar
com o apoio de