Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros no Redondo

Domingo,  12 de Julho de 2009, 18h

1ª Corrida de Toiros – Coliseu de Redondo

Cavaleiros:
Joaquim Bastinhas
Sónia Matias
Tiago Carreiras

Forcados Amadores de Montemor e Redondo

Convidei o Grupo de Forcados de Montemor para se fardarem no meu monte no Freixo “ Monte da Igreja”. Alguns elementos da minha geração almoçaram no monte (Rodrigo Corrêa de Sá, João Sousa, Nuno Raimundo, Paulo Ponte, Fernando Almeida e Paulo Vacas de Carvalho), assim como o ganadero (João Freixo e Simão da Veiga).

O dia começou com a ida ao sorteio e com a curiosidade de ver a nova praça de Redondo. Encontrei-me com o Rodrigo Corrêa de Sá e Paulo Vacas de Carvalho no novo Coliseu. Ficamos encantados com a beleza da praça, estava realmente muito bonita!

No que respeita à corrida, não foi o espectáculo que uma praça tão bonita merecia.

Os “Pégoras” não estavam grandes (420 a 480Kg). Daí que o Zé Maria Cortes, apostou e bem, na rapaziada mais nova. Deixando alguns dos mais conceituados por fardar.
Para o 1º toiro foi escolhido o Manuel Ramalho, filho de um antigo elemento do grupo, o carismático “Mano Augusto”. Esteve bem das duas vezes que foi ao toiro, não ficando à primeira por o terreno se encontrar muito pesado e o toiro ter afocinhado. Também o peso do primeiro ajuda, “Quim Zé”, que deu o cabedal todo, foi peso a mais na cabeça do toiro. Na segunda tentativa resolveram bem apesar do toiro ter afocinhado novamente.

O 2º toiro do grupo pegou o forcado Noel Cardoso “Chung Li”  brindou-me a pega que desde já agradeço essa atenção para comigo. Pegou à 1ª tentativa um toiro que não apresentou dificuldades, citando de largo e reunindo muito bem. Com todo o grupo a ajudar com valentia.

Para o 3º toiro do grupo dos amadores de Montemor foi escolhido o forcado Pedro Barradas, que veio do Real Grupo de Moura e tinha a responsabilidade de mostrar ao Zé Maria e ao grupo que podem contar com ele. Num cite bonito e a mandar no toiro resolveu da melhor maneira à 1ª tentativa.

No fim da corrida regressámos ao Monte da Igreja onde o grupo jantou com a presença de alguns antigos elementos. Jantar esse que durou até as 3h da manhã. Os mais resistentes e com muita sede foram o Paulo Ponte, Pedro Santos e sua namorada, Vanda, Tita, João Santos e o novo elemento, Pedro Barradas (nos copos tem futuro!!), eu e o meu pai, João Lobo.

Espero que o dia tenha sido bem passado e que não tenham ficado com fome!

Desde já o meu obrigado e que no próximo ano nos encontremos cá de novo.

Boa Sorte para o resto da época

Abraços
Vasco Lobo

Voltar
com o apoio de