Nome
E-mail
Home | Notícias
Alcácer do Sal, a última da temporada

Pediu-me o Zé Maria para escrever a crónica da tradicional corrida da Feira de Outubro em Alcácer.

Mais uma vez foi com enorme prazer que recebi o Grupo de Montemor em minha casa onde, os seus elementos se começaram a juntar por volta das 14 horas.

Pelas 16,30 h dirigimo-nos para a Praça de Toiros onde, ia ter lugar o 5º Troféu João Branco Núncio que contava no cartel com os cavaleiros António Teles, Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro, para enfrentarem 6 toiros de Manuel Coimbra que seriam pegadas pelos Grupos de Montemor e Évora.

Os toiros que saíram, com pesos entre os 450 e os 520 quilos, com trapio e colaboradores, deixaram-se lidar e contribuíram para o sucesso da corrida, não levantando problemas aos três cavaleiros que estiveram em bom plano destacando-se Luís Rouxinol que conquistou o troféu em disputa.

Para o 1º o Zé Maria escolheu o Frederico Manzarra, que brindou ao antigo elemento José Boto, e citando bem mas reunindo mal não conseguiu ficar na cara do toiro pelo que só pegou à 2º tentativa (parece que é mal de “manos”) aí sim numa pega correcta.

No 2º toiro foi para a cara a juventude do Manuel Dentinho que (à primeira) aguentou e recebeu bem o toiro conseguindo uma boa pega bem ajudado pelo mano António e pelo restante grupo. Este toiro foi brindado ao público.

No 3º toiro, o brinde foi feito à tia Teresa, e foi pegado à primeira por Juan Caldeirinha que citando bonito e com presença fez a melhor pega da tarde.

Quero dar os parabéns ao grupo pelo bem que ajudou em todos os toiros, bem como ao Zé Maria pela forma como tem sabido conduzir o grupo e crescido como cabo.  

O grupo de Évora pegou os seus toiros á 1ª, 1ª e 2ª tentativas.

O jantar foi rápido (para alguns), pois segunda-feira era dia de trabalho e de aulas, e entre as dez e as três da manhã lá nos fomos despedindo com um até à próxima.

Pelo Grupo de Montemor, venha vinho….

Jorge Mendes
Outubro de 2008

Reportagem Fotográfica:
http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=reportagens&aID=3066

Voltar
com o apoio de