Nome
E-mail
Home | Notícias
Abiúl, a primeira da epopeia.

Foi no passado dia 14 de Agosto de 2008 que, após prolongado afastamento da bonita e antiga praça de Abiúl, o nosso Grupo se deslocou a esta localidade para mais uma actuação. A corrida em Abiúl daria início a uma epopeia de 3 corridas no fim de semana, com passagem por Reguengos de Monsaraz e pela Arruda dos Vinhos.

Os toiros de Pinto Barreiro prometiam pegas vistosas e a disputa de um prémio para Melhor Pega, com a forcadagem do Aposento da Moita, apimentava a noite. O cartel era completado com os cavaleiros António Telles, Rui Salvador e Vítor Ribeiro.

Praça cheia de público entusiasta e noite agradável davam o mote ao que viria a ser uma boa noite de toiros com todos os intervernientes em bom plano.

Para o 1ª da noite foi para a cara João Tavares que com um citar elegante, mandou no oponente proporcionando uma pega tecnicamente perfeita com todo o grupo a ajudar de forma soberba. Ênfase para o 1ª ajuda António Sá que apesar de não ser bonito nem elegante ajudou superiormente.

O 2º do nosso lote era “cabano”, e para tentar contrariar essa dificuldade acrescida o cabo Zé Maria escolheu o forcado Carlos Cardoso. Ao Carlos são-lhe reconhecidas capacidades físicas enormes e por diversas vezes lhe coube a tarefa ingrata de pegar este tipo de toiros. No entanto, desta vez as coisas não lhe correram de feição e só consumou à 3ª tentativa com as ajudas já carregadas.

Rodrigo Pietra encerrou a presença do nosso grupo em praça com uma pega à 1ª tentativa, onde após reunião irregular se emendou e com poder e garra se agarrou para ficar.

O Aposento da Moita efectou 3 pegas à 1ª tentativa, sendo a sua 1ª efectuada por Luís Fera a premiada com o trofeu em disputa,

Após rápida desfardação e sem demoras despedimo-nos desta bela localidade com os pensamentos postos nos Passanhas que iriamos enfrentar dali a umas horas em Reguengos.

Hugo Melo
Agosto de 2008

Reportagens Fotográficas:
http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=reportagens&aID=2814

http://toureio40.no.sapo.pt/Abiul/index.html

Voltar
com o apoio de