Na passada 5a feira, 08 de Maio, foi dia da nossa 1a corrida desta época no Campo Pequeno. Como grande atractivo tinhamos a alternativa do amigo e cavaleiro Manuel Lupi. Não quero deixar de realçar a importância que teve para nós pegar esta corrida, visto o Manel ser um grande amigo do Grupo, ser um cavaleiro que promete lutar por um lugar de topo, e pertencer a uma família com raízes na tauromaquia. A ele desejamos toda a sorte e esperamos voltar a encontrá-lo em muitas mais corridas durante muitos anos.
Além do Manuel Lupi, o cartel era composto por: seu pai, Eng. José Samuel Lupi, de quem recebeu a alternativa; Angel e Rafael Peralta, que foram suas testemunhas, tal como João Moura e Rui Fernandes. Os touros foram enviados pertenciam há ganadaria Lupi, como não podia deixar de ser, e pesaram entre os 502 e os 592 Kg. Tinham a responsabilidade de pegar esta corrida o Grupo de Montemor e do Aposento da Moita.
Quanto à corrida, começou, como sempre, na fardação. Foi o regresso a uma casa onde muitas vezes se fardou o Grupo de Montemor, a casa dos Pessoa de Carvalho, mesmo em frente ao C. Pequeno. Fomos muito bem recebidos pelas giras primas Pessoa de Carvalho, e foi onde nos começámos a concentrar para a corrida. Logo à chegada tivemos a notícia de uma baixa de peso, o Hugo Melo (Cogumelo), que se lesionou num joelho, e para o qual desejamos as rápidas melhoras para se juntar a nós o mais depressa possível.
A abrir praça na 1ª corrida do Campo Pequeno, o forcado João Caldeira brindou à família Lupi e consumou, à 1ª tentativa, uma valorosa pega.Citou de largo, aguentou bem o toiro, recuou e fechou-se com garra.O Cabo José Maria Cortes e o Grupo de Forcados Amadores de Montemor poderão ter ganho um forcado para a época de 2008.
A segunda pega da noite do Grupo de Montemor foi realizada pelo forcado Pedro Freixo, à 1ª tentativa, tendo também citado de largo. No entanto o toiro não se arrancava o que obrigou o forcado a entrar nos seus terrenos, fechando-se bem e consumando uma boa pega, contando com uma boa ajuda do J.P.
A última pega do grupo de Montemor foi realizada pelo forcado João Cabral, ao toiro mais sério da corrida, à segunda tentativa.Na primeira tentativa o forcado entrou demasiado nos terrenos do toiro, reuniu mal e saiu ao primeiro derrote.À segunda tentativa reuniu bem, aguentando fortes derrotes, tendo consumado a melhor pega da noite.
Depois da corrida, e para festejar a alternativa do Manuel, fomos convidados pelo mesmo para o seu jantar, no restaurante Entre Copos. O ambiente era de festa, devido à grande noite de touros, mas sobretudo pelo sucesso da alternativa. Queremos agradecer o convite, e realçar que tal era a vontade de festejar e os sentimentos que uniam quem estava neste jantar, que mesmo quando o restaurante fechou, quase toda a gente decidiu prolongar a noite na discoteca BBC, até às tantas da manhã. Foi, sem dúvida, um dia para recordar.
João Sousa e Zé Maria Cortes
Maio de 2008
FotoReportagem: Francisco Romeiras











