Nome
E-mail
Home | Notícias
Primeira da temporada...

Évora, dia 29 de Março 2008

Após uma tarde muito bem passada em que brilharam entre vários forcados de outros Grupos o João Tavares (Peco) e o João Maria Santos com as suas espectaculares sortes na pega de cernelha, chegando à final do concurso, frente aos valentes do Grupo de Alter do Chão estava na hora da concentração máxima.

A corrida era muito importante, não só por ser a primeira da temporada, o que dá sempre maiores voltas à barriga, mas porque neste dia e depois duma festa animada em que participaram grande parte dos Grupos de Forcados, se encontravam nas bancadas muitos entendidos nestas andanças. Antigos, actuais e futuros forcados! Era uma corrida de grande responsabilidade e o Grupo de Montemor tinha que mostrar todo o seu valor.

O Cartel era de peso, 6 toiros 6 de Manuel Coimbra com cerca de 500 kg  para os Cavaleiros João Salgueiro, Vítor Ribeiro e Manuel Lupi e para as pegas perfilavam-se os Forcados Amadores de Montemor e os Amadores de Évora.

O primeiro toiro calhou em sorteio a João Salgueiro e o Cabo José Maria Cortes escolheu o forcado João Cabral para a pega. Depois de um bonito brinde emocionado aos forcados de Portugal representados por todos aqueles que estavam na plateia, o João, forcado experiente, que vem duma época de 2007 em grande, não entendeu bem o oponente e na primeira tentativa recuou um passinho a mais não consentindo bem, o que fez com que o momento da reunião não fosse perfeito tendo o toiro, acobardando-se, tirado a cara e passado ao lado do forcado. Na segunda tentativa o toiro voltou a fazer um estranho dando uma bolada no peito do João fazendo com que este não se tivesse conseguido fechar. Foi à terceira tentativa e já com ajudas um pouco mais carregadas que o João percebeu claramente o toiro, fazendo uma pega simples, mas eficaz, com boas ajudas de todo o grupo e uma bela rabejação por parte do António Casimiro.

O terceiro da noite, toureado pelo amigo Manuel Lupi com 475kg, foi o toiro escolhido para pegar o nosso Gladiador Rodrigo Pietra Torres que brindou ao Céu em memória do querido amigo "Veca". Digo que foi o toiro escolhido para pegar o Rodrigo por ser verdade, são os toiros que o pegam a ele tal não é o seu poder. O Rodrigo tem vindo a mostrar ao Cabo que pode apostar mais nele para as sortes de cara. Entendendo bem o toiro, andou, citou e carregou bem e pegou o toiro à primeira tentativa com o Grupo a fechar espectacularmente uma pega que podia ter sido mais complicada. De destacar o pormenor do "Chucha no dedo" que o seu amigo Tó Sá lhe proporcionou. Tal não é o à vontade destes dois companheiros que até no meio duma situação complicada têm tempo para estas trocas de intimidades, quem sabe não venha a pegar moda como a pega da cadeira ou a pega de costas em tempos estiveram (Ver noticia "Momento Único!" na página de noticias do nosso site).

O quinto toiro da noite, foi toureado pelo Cavaleiro Vítor Ribeiro e o forcado escolhido foi o experiente João Mantas, um dos vencedores do prémio de forcado do ano do Grupo de Montemor em 2007. O Mantinhas não surpreendeu ninguém, pegando um toiro com 515 kg de forma extremamente eficaz. Talvez o mais complicado dos que nos calhou em sorte. O Mantinhas mostrou o seu bonito "temple", cite e presença, quando começou a andar para o toiro. Teve a praça com ele e fez tudo bem, recebendo uma boa primeira ajuda e com todo o Grupo a fechar bem a pega.

Parabéns ao Grupo que esteve à altura, na primeira corrida da temporada e que tenhamos muitos sucessos durante este ano de 2008.

O Grupo de Évora esteve igualmente de parabéns pegando os seus toiros à 1ª, 1ª e 3ª tentativas respectivamente.

No fim da Corrida o Grupo foi-se desfardar a casa da família do forcado Pedro Melro que mais uma vez nos recebeu principescamente e após a desfardação seguimos para o jantar que antecedeu uma grande festa cheia de ambiente, com muitos forcados de vários Grupos a confraternizar e com a gataria que se fez presente em grande número.

Tomás Pimenta da Gama

 

Cabral na primeira tentativa

Já com a pega realizada

A primeira da temporada custa sempre mais João!!! Agora é sempre a aviar...

Brinde ao Céu em memória do amigo Veca, um valoroso rabejador do nosso Grupo

Mano-a-mano

Rodrigo Pietra Torres com Tó Sá a ajudar (Não perca a noticia "Momentos Únicos")

João Mantas ao último da noite e Tó Sá a dar primeiras. Temos mesmo que chamar o Fernando!

Voltar
com o apoio de