Nome
E-mail
Home | Notícias
Tarde de toiros nas Caldas da Rainha

Foi na tarde de quarta-feira dia 15 de Agosto, que o Grupo de Montemor se reuniu em casa da Sofia e do Diogo Campilho em Alfeizerão para mais uma fardação. A Corrida era a 125ª tradicional do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha e todos estavam motivados pela boa forma do Grupo, pela importância do espectáculo e muito particularmente pela plateia (que nesta praça costuma ser em grande parte feminina) que coloria e animava as bancadas. O Cartel era composto pelos Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e António Brito Paes e compartilhavam com o Grupo de Montemor as pegas, o Grupo de Caldas da Rainha aos toiros da Herdade de Pégoras.

O primeiro toiro que nos calhou em sorte pesava 460kg e saiu com pata para o cavaleiro Joaquim Bastinhas. O forcado escolhido para a pega deste toiro foi João Cabral que este ano se tem afincado na cara de cada animal! Depois de uma boa primeira tentativa em que o toiro lhe tira a cara, a pegar à segunda, numa pega vistosa, com o toiro a cair e qual Zé Maria Cortes no Campo Pequeno, a fazer um pino na cara do forcado que aguentando o peso do oponente se compôs permitindo ao grupo fechar bem a pega, com a pronta ajuda do Diogo Campilho e a rabejação do Rodrigo Pietra. João Cabral a caminho dos 100.

O terceiro toiro da corrida, toureado pelo cavaleiro António Maria Brito Paes, foi dado ao neto do Ganadeiro, o forcado Pedro Freixo. Pegou à primeira tentativa, numa pega em que a reunião foi dura, mas o Pedro fechou-se bem com os já famosos alicates na córnea do oponente e dali não saiu mais com a valorosa ajuda do Tó Sá. O toiro entrou pelo Grupo e já nas tábuas foi concretizada mais uma boa pega.

O Quinto da tarde, foi lidado pelo Cavaleiro Rui Salvador. Para pegar este toiro foi João Mantas o destinado e a aposta foi a melhor. Depois de receber muito bem o toiro, aguentou com ganas o derrote alto e a viagem que se lhe seguiu, com o grupo a fechar muito bem quase nas tábuas esta formidável pega! Possibilitando ao forcado receber uma forte ovação, foi juntamente ao Mantinhas e ao Rui Salvador que Simão da Veiga, representando a Ganadaria, se uniu para a volta de agradecimento.

O Grupo de Caldas da Rainha não teve a mesma sorte nesta tarde, pegando os seus toiros à 4ª, 2ª e 3ª tentativas respectivamente.

A agradecer, como não podia deixar de ser, o maravilhoso repasto preparado pela Sofia e pelo Diogo Campilho que nos receberam que nem reis na sua casa em Alfeizerão. Muito Obrigado e que muitos sejam como este.

Tomás Pimenta da Gama

Fotografias: Eng. Gonçalo Saúde

Nas Caldas da Rainha todos muito bem aprumados

De tudo um pouco, novos e antigos, até a nossa Lenda Viva, mas essencialmente muita gataria é o que se pode encontrar nestas tardes de 15 de Agosto nas Caldas da Rainha

João Cabral a caminho dos 100

Com estes alicates quem é que o tira de lá?

A pega de João Mantas e o mesmo na merecida volta à arena com Simão da Veiga em representação da Ganadaria

José Maria Cortes e Guiga numa amena cavaqueira.

Voltar
com o apoio de