Nome
E-mail
Home | Notícias
1ª Digressão de Agosto, Albufeira e Setúbal.

Como Amador de Montemor, tive novamente o privilégio de participar na última digressão do grupo, embora lesionado, mas com grande vontade de voltar o mais rápido possível ás praças, prestei o meu contributo como acompanhante.

Nesta digressão o grupo representava a nobre cidade de Montemor-o-Novo, em dois locais distintos. Sexta-feira dia 03 de Agosto em Albufeira, e Sábado dia 04 em Setúbal.

A digressão teve inicio dia 03, o local escolhido para a fardação foi o Hotel Janelas do Mar em Albufeira, a meio da tarde começavam a chegar os elementos do grupo, como vem sendo habitual, óptimo ambiente, sobressaindo alguma saudável rivalidade de quem iria pegar os sérios toiros António Silva.

Em praça, os Cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro e Filipe Gonçalves, com os montemorenses competiam os forcados amadores de Moura.

Para o primeiro toiro, foi escolhido o forcado João Cabral, citou com elegância e calma, aguentou e concretizou uma grande pega, aguentando fortes derrotes até à imobilização total do toiro, à primeira tentativa, para mim talvez uma das melhores pegas da temporada.

Para o terceiro toiro, António Casimiro, consumando a sua 2ª pega pelos montemorenses, citando de largo, carregou, aguentou, recuou e fechou-se com alma, fazendo uma boa pega, bem ajudado pelo elemento Caldeira Amaro.

Para finalizar a noite, Pedro Santos, avançou para a cara do quinto toiro, com presença causou o arranque do toiro, aguentado um forte derrote, sendo desfeiteado ao segundo sem quaisquer hipóteses, sendo obrigado a nova tentativa. De seguida, citou de novo cheio de vontade, provocou a investida do toiro e fechou-se com ânimo concretizando mais uma grande pega nessa noite, com uma primeira ajuda imponente de Hugo Melo. De salientar, que as três grandes pegas foram concretizadas, com a enorme eficácia das ajudas que estiveram à grupo de Montemor, excelentes.

O grupo de Moura realizou as suas pegas à 1ª, 4ª e 1ª tentativas.

Depois da corrida, o grupo regressou ao Hotel onde se realizaram todos os preparativos, para a noite que se adivinhava bastante longa apenas para alguns pois, no dia a seguir o grupo voltaria a prestar provas na cidade de Setúbal.

Estas digressões proporcionam convívios saudáveis entre as variadas gerações, onde os mais novos se vêm responsáveis pelos mais velhos e os mais velhos se vêem em trabalhos com os mais novos, estas digressões, mesmo para os que não se fardam têm extrema importância pois reforçam os laços de amizade entre todos os elementos do grupo.

Na manha de sábado, após o pequeno-almoço, demos inicio a mais uma viagem, em direcção a Setúbal. Logo que chegámos para combater o calor, fomos dar um mergulho ate à piscina.

Como habitual, a pouco e pouco, chegavam os restantes elementos e aumentava o ambiente confortável do grupo de Montemor.

Depois do convívio e paródias, estava na hora de começar a concentração na corrida.

A corrida contou com a presença dos cavaleiros Rui Salvador, José Manuel Duarte e Francisco Cortes. Para as pegas com o Grupo de Montemor, estava o grupo do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, para enfrentar os toiros da Ganadaria Jorge Mendes.

Primeiro toiro da noite, calhou a João Caldeira, citando com elegância e presença, consumou a pega à segunda tentativa, depois de ter sido pisado à primeira tentativa.

Para o terceiro toiro, foi eleito o forcado Gonçalo Saúde, andou para um toiro, carregou e recuou, escorregando em frente à cara do toiro, impossibilitando a pega, ao segundo intento não reunindo bem e com os fortes derrotes do toiro, mais uma vez não concretizou a pega, consumando a pega à terceira tentativa. 

O quinto toiro da noite, entregue a Luís Vacas, apesar da curta experiencia, citou bem e com postura, não tendo uma reunião perfeita mas fechando-se com alma, concretizou uma pega à primeira tentativa.

O grupo do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, consumaram as suas pegas à 2ª, 1ª e 3ª tentativas.

Seguidamente da corrida, deu-se início ao jantar e convivo entre a família do Grupo de Montemor, no restaurante “Nacus”, em Setúbal, onde houve discursos e se fez um balanço da digressão.

Para a semana há mais…

Carlos Cardoso
Agosto de 2007

 

Albufeira

 

 

 

 

 

Setúbal -
Reportagem Fotográfica: Francisco Romeiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
com o apoio de