Nome
E-mail
Home | Notícias
Boas pegas no Campo Pequeno.

No dia 26 de Julho, o Grupo de Forcados Amadores de Montemor teve mais uma importante deslocação à primeira praça do país.

Na denominada corrida mista dos triunfadores, era grande a responsabilidade de pegar os dois bem apresentados toiros da ganadaria de São Torcato, o primeiro com 638 kg e o segundo com 566 kg.

Reunimo-nos na casa da família Freixo, que mais uma vez teve a amabilidade de nos receber, e começamos a concentração para mais uma noite onde não podíamos falhar.

Nos elementos fardados para este desafio, é de destacar a merecida  presença de dois elementos, António Dentinho e o Joaquim Murteira Correia, que se fardaram pela primeira vez no Campo Pequeno, elementos estes que têm aproveitado as oportunidades que têm surgido no grupo.

Já com as cortesias decorridas, saiu à praça o nosso primeiro toiro de impressionante apresentação, saiu reservado para o cavalo, embora mostrando bons apontamentos no capote.

Para a cara deste toiro, foi escolhido o forcado consagrado Pedro Freixo, que com a simplicidade que lhe conhecemos citou o toiro que arrancou de pronto. O Pedro não complicou, reuniu bem com o toiro e fez uma viagem até às tábuas bem ajudado pelo Grupo, que aproveitou a "boleia" do "comboio" para finalizar a primeira pega com sucesso à primeira tentativa.

O nosso segundo toiro era uma estampa, com uma cara imponente foi colaborador no cavalo, tendo chegado à pega um pouco cansado.

Para a pega saltou o futuro cabo José Maria Cortes, que com a calma a classe e a garra que lhe reconhecemos, citou o hastado mais de meia praça, o toiro devido ao cansaço e alguma distracção não acudiu prontamente ao cite do forcado, acabando por arrancar-se solto e com pata.

O Zé Maria reuniu com vontade, e após uma curta viagem o toiro acabou por afocinhar dando uma cambalhota espectacular com o forcado acoplado. Temeu-se o pior, mas o Zé Maria com toda a alma do mundo não se largou do toiro sendo prontamente ajudado pelo resto do grupo, finalizando a nossa actuação com chave d´ouro.

Nesta pega destaco também o brinde que o nosso Grupo fez, ao conhecido matador mexicano “El Pana”, que o público reconheceu e correspondeu como uma bonita salva de palmas.

Uma última palavra para os jovens que acompanham o Grupo, não desistam que a vossa hora vai chegar.

Forte Abraço

Venha vinho

Manuel Mata.
Julho de 2007

Para conhecer melhor "El Pana":

http://www.youtube.com/watch?v=JDpqkmBa0Fs&mode=related&search= 

http://www.youtube.com/watch?v=OBJjcX3IYyU

http://www.youtube.com/watch?v=-DDz9wc_WJ0&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=JDpqkmBa0Fs&mode=related&search=

 

Reportagem Fotográfica: Francisco Romeiras

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
com o apoio de