Nome
E-mail
Home | Notícias
Um sonho realizado!

Dia 28 de Julho houve corrida nas Alcáçovas, e como é hábito, a seguir ao almoço, estava-mos com a mala da farda pronta para irmos para a corrida!

No cartel constavam os cavaleiros Luís Rouxinol, Francisco Núncio, e António Maria Brito Paes, os touros pertenciam a Ganadaria de Branco Núncio e para as pegas anunciavam-se os Grupos de Forcados de Montemor e de Évora.

Fomos mais uma vez, muito bem recebidos em casa do forcado Filipe Mendes para nos fardarmos. Entre jogos de futebol e mergulhos na piscina fomos aproveitando a bela tarde que a família Mendes nos proporcionou em sua casa.

A hora da fardação a chegar, e os nervos a "apertar", pois já se falava que poderia haver surpresas.

O Cabo Guiga começou o seu habitual discurso e falou em duas novas "aquisições" do grupo de Montemor! Ficamos logo muito ansiosos para saber quem era!

O Guiga começa a enunciar a lista de elementos que se iria fardar e que nesta constava-mos nós! Desde logo ficámos muito contentes pois já a algum tempo que acompanhamos este grupo e aqui estava a nossa oportunidade! Tanta felicidade não era só por todo o tempo que acompanhamos o grupo mas também porque não se trata de uma coisa qualquer, trata se da primeira vez que nos fardamos pelo "o melhor grupo do mundo"!

Começa a corrida e para o primeiro touro que foi bem lidado por o cavaleiro Luís Rouxinol, que deu uma boa lide ao mostrar-se bravo, quando o Guiga começa a distribuir as tarefas a ansiedade aumentou, era um sentimento diferente, termos a responsabilidade de vestir oficialmente a jaqueta de Montemor.

Para o primeiro toiro foi escolhido o Manzarra, que fechou a sua pega à segunda tentativa. Todos os touros se mostraram colaboradores fazendo da corrida um espectáculo agradável. A nossa segunda pega ficou a cargo do nosso internacional Noel que se fechou numa bonita pega há primeira tentativa e o último touro de Montemor foi pegado pelo António Casimiro há primeira tentativa, na sua primeira pega pelo nosso Grupo.

Tivemos a honra de nos fardar-mos pela primeira vez, é uma sensação única, agora vamos esperar ansiosamente para podermos pegar o nosso primeiro toiro.

A noite, essa foi de loucura total, na Herdade do Penique, sardinhas e febras ao sabor de uma imperial acompanhadas de uma bela conversa levaram o jantar pela madrugada a dentro já o sol ia bem alto.

No dia seguinte era dia de garraiada com a novidade de Manuel Vacas de Carvalho tourear pela primeira vez fora de Montemor.

Pegas para todos os gostos, nas quais, tivemos oportunidade de participar fizeram desta tarde, mais um dia bem passado.

Mas a verdade é que a primeira fardação pelo grande Grupo de Montemor ainda ia nos nossos pensamentos, porque sem dúvida foi...

Um sonho realizado!

António Vacas de Carvalho e Francisco Borges
Julho de 2007

Reportagem Fotográfica: Rodrigo Tendeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
com o apoio de