Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida em Santarém no CNEMA

Quarta-feira, dia 6 de Junho, realizou-se em Santarém mais uma corrida da I Feira Taurina do CNEMA, por ocasião da Feira Nacional da Agricultura. O ponto de encontro foi já dentro do CNEMA onde, por volta das 6 da tarde, a rapaziada se começou a juntar cheia de vontade para pegar os 3 toiros que nos calharam em sorte.

O cartel era composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro, para pegar um curro de toiros de Manuel Assunção Coimbra com pesos entre os 480 e 550 kg estavam anunciados os Grupos de Montemor e Coruche.

O 1º toiro da corrida com o peso de 550 kg, tinha pouco corno e era muito fechado, o que dificultava muito a pega de caras, o eleito para pegar este toiro foi o forcado João Tavares mais conhecido por "Peco" ou "Ocep" (depende da hora do dia), forcado que se tem vindo a revelar, pelas importantes pegas que tem feito.

Cheio de vontade e com a presença que lhe conhecemos andou para o toiro, carregou o mesmo recuando-lhe bem na cara quando, este lhe faz um "estranho" no momento da reunião, mesmo assim o Peco ainda se agarra com vontade ao oponente mas este desfeita-o com grandes derrotes. Com a mesma garra voltou a citar o toiro ja colocado noutro sítio, voltou a mandar na investida e templando consegue uma boa reuniao e uma pega cheia de valor com o toiro a empurrar e a derrotar alto.

O nosso 2º torio foi o toiro mais bravo da corrida, propocionando uma boa lide ao cavaleiro Vítor Ribeiro. Para pegar este bravo toiro de Manuel Coimbra foi o forcado da terra Francisco Zenkl. Citou bem o toiro mas este sem demora investiu para o forcado, que trouxe o toiro bem toureado e concentiu o mesmo na altura da reunião tendo assim uma reunião perfeita, mas o Francisco não se fechou da melhor maneira saíndo ao 1º derrote. Na 2ª tentativa o Francisco já não deu abébias ao toiro tendo feito novamente uma boa reunião e agarrando-se para ficar.

O nosso 3º toiro era o que aparentava mais poder, tendo sido muito reservado durante a lide. Para a cara foi o Carlos Cardoso que comemorava o seu aniversário à poucos minutos. Citou bem o toiro, investindo este de largo aguentou e recuou, apesar de não ter conseguido a melhor reunião, fez o que ele melhor sabe que é agarrar-se até ao fim concretizando assim uma boa pega á 1ª tentativa.

O Grupo de Coruche teve uma noite mais dificil realizando as pegas á  3ª 1ª e 4ª tentativas respectivamente.

Terminada a corrida a rapaziada não tardou em desfardar-se, pois aguardava-nos um belo jantar no restaurante do Limousine que foi do melhor com muitas namoradas, amigos e amigas do grupo bem como alguns antigos elementos, terminado o jantar ninguem perdeu tempo e na companhia do antigo cabo João Cortes, do actual Guiga e do futuro Zé Maria foi tudo para a festa no clube do CNEMA... foi até ás tantas!

João Caldeira
12/06/2007

Fotografias: Francisco Romeiras

 

Para as cortesias, os mais bonitos como manda a tradição...

A praça desmontável do CNEMA apresentou-se cheia para esta noite de toiros

A dura primeira tentativa de João Tavares

À segunda concretizou uma vistosa pega de caras

Francisco Zenkl a pegar na sua terra numa bonita segunda tentativa

Carlos Cardoso e a prenda de aniversário que o Grupo lhe deu 

Voltar
com o apoio de