Nome
E-mail
Home | Notícias
Elvas, a 1ª Corrida RTP Sul

Elvas foi a última corrida do fim-de-semana tauromáquico. O Grupo de Montemor actuava pela primeira vez no novo pavilhão multiusos “José Rondão de Almeida”, para a primeira corrida de toiros RTP Sul, juntamente com o grupo da terra, os Académicos de Elvas, os cavaleiros João Moura e Joaquim Bastinhas e o matador Pedrito de Portugal, os toiros pertenciam á ganadaria de Brito Paes e rondavam os 485 kg.

Depois de um saboroso almoço no conhecido restaurante “El Cristo” reunimo-nos nos camarins da nova praça, a corrida de Vendas Novas e a actuação dos novos elementos eram o assunto do dia e marcavam a boa disposição. Já em praça a confiança era total para mais uma boa exibição.

Para o primeiro toiro da tarde foi escolhido o forcado natural de Elvas João Caldeira que, véspera de aniversário era a prenda que mais desejava do Grupo. Citou de largo um toiro manso e cansado e com postura e experiência entrou nos terrenos do toiro, deixou descansar o oponente e carregou a investida, reuniu com dificuldades e não aguentou um duro primeiro derrote, sendo obrigado a tentar de novo. Com a mesma presença mostrou-se de novo ao toiro que mais uma vez procurava as tábuas para se defender, mandou na investida e com uma boa reunião fechou-se à córnea. Aguentou alguns derrotes até à entrada eficaz do primeiro ajuda João Pedro e dos restantes elementos que encerraram uma boa pega à 2ª tentativa.

O nosso segundo toiro chegou à pega também fechado em tábuas. Para a cara João Tavares (Peco) foi o elemento escolhido, brindou à RTP e dando vantagens, andou com arte, provocou a investida e reuniu correctamente à barbela, ao sentir-se agarrado o toiro desfeiteou um duro derrote que obrigou o forcado da cara a passar-se para a córnea, com uma oportuna entrada do experiente primeiro ajuda Diogo Campilho e dos restantes elementos encerrou-se uma grande pega bem rematada por Rodrigo Pietra Torres.

O Grupo de Forcados Académicos de Elvas capitaneados pelo amigo Ivan Nabeiro concretizou as suas pegas à 1ª e 2ª tentativas.

Para finalizar o prolongado fim-de-semana tauromáquico o Grupo reuniu-se no restaurante o “Assador” para um divertido jantar com muitos discursos pela noite dentro como manda a tradição.

Para a semana há mais…

Rodrigo Corrêa de Sá
22 de Maio de 2007

Fotografias: Francisco Romeiras

Voltar
com o apoio de