Nome
E-mail
Home | Notícias
Tradicional corrida da Ovibeja

Domingo, 29 de Abril, realizou-se em Beja a já tradicional corrida de toiros da Ovibeja. O Ponto de encontro foi o Hotel Beja parque, onde à hora prevista se começaram a juntar todos os elementos do nosso Grupo. O dia solarengo previa uma tarde animada e em dia de feira, esperava-se que a praça José Varela Crujo se apresentasse bem composta, pronta para uma grande tarde de toiros.

O cartel era composto pelos cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e António Brito Paes e dois grupos de forcados, o de Montemor e o de Cascais. O curro de toiros anunciado era da ganadaria Brito Paes e os pesos oscilavam entre os 490 e os 550kg.

O primeiro toiro da corrida com 510kg foi pegado à primeira tentativa pelo forcado e futuro Cabo do Grupo de Montemor José Maria Cortes. Cheio de presença citou o toiro de largo e provocando a sua investida, recebeu bem o toiro fechando-se à córnea e aguentando com rijeza na cara do toiro. O Grupo fechou com eficácia e concluiu-se mais uma bela pega neste começo de temporada do nosso Grupo.

Para a cara do 3º toiro da tarde, que saiu bem à praça com 520kg e correspondendo bem à lide do cavaleiro, foi o experiente forcado João Mantas. Como manda a regra, citou, mandou no toiro e carregou no momento oportuno, recuou bem e fechou-se na cara do toiro aguentando os derrotes do oponente. João Pedro Pereira deu uma bela primeira ajuda e o restante grupo fechou a pega com valentia.

O 5º toiro da tarde com 505kg, foi destinado ao forcado João Cabral. Este, citou bonito, andou para o toiro, carregou e consentiu bem o toiro tendo uma boa reunião e com a pronta primeira ajuda do forcado Francisco Reis concluiu a pega à primeira tentativa. João Cabral na cabeça do animal a provar mais uma vez. João Cabral a caminho dos 50!

O Grupo de Cascais consumou bem todas as suas pegas à 1ª tentativa.

No final da corrida rumámos de novo ao Hotel, onde podemos, depois do Benfica-Sporting, desfrutar de um animado jantar em que participaram entre outros, antigos elementos do Grupo, familiares dos forcados e ainda (apesar, infelizmente, de terem tido que sair mais cedo) amigos do nosso caro Pedro Freixo que, como se sabe, estuda em Beja. Depois do jantar houve ainda tempo para dar um saltinho à feira e confraternizar com rapaziada ligada à festa brava. Quem não acompanhou os restantes, foi Pedro Freixo que por motivos de força maior teve que ir estudar para um exame.

Tomás Pimenta da Gama
2 de Maio de 2007

Fotografias: Francisco Romeiras

O actual e o futuro Cabo, Guiga e Zé Maria fardados a rigor! É uma sorte termos a honra de conseguir dois cabos tão belos um a seguir ao outro.

Zé Maria Cortes bem fechado na cara do toiro.

O futuro Cabo a mostrar como se pegam os Bois...

João Mantas, rijo, a aguentar o duro derrote do toiro.

 

 

João Cabral no último toiro do Grupo de Montemor.

Maravilha!!! João Cabral na cabeça do animal!!! É assim que o queremos ver muitas vezes esta temporada.

A caminho dos 50!

A pose para a fotografia...

Voltar
com o apoio de