Nome
E-mail
Home | Notícias
Domingo de Páscoa em Alpalhão

Dia 8 de Abril, Domingo de Páscoa, uma vez mais a família Montemorense se juntou para uma corrida, desta feita em Alpalhão.

Juntamente com o grupo de Montemor compartiam cartel João Moura, Rui Salvador e José Prates, o Novilheiro Augusto João Moura e para pegar os toiros da ganadaria Passanha estava também anunciado o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre.

O Cabo Guiga por motivos de trabalho não se iria juntar à comitiva do nosso Grupo, mas todos os forcados presentes, cheios de confiança no Cabo indigitado (Manuel Mata), mostraram a sua vontade, para mais uma demonstração na arte de saber pegar.

O primeiro toiro da tarde, bem apresentado, com cerca de 450 kg, voluntarioso proporcionou bons momentos ao cavaleiro João Moura. Para pegar o forcado escolhido foi Carlos Cardoso, brindando ao público, citou de largo e apesar duma reunião que não foi perfeita, fechou-se com garra na cara do toiro que lhe tentou complicar a sorte.

O nosso segundo toiro, com 530 kg, o maior da corrida, foi toureado pelo cavaleiro José Prates que mostrou bom toureio e muito alegrou a plateia. Para a cara deste toiro foi o novo forcado do Grupo de Montemor (apesar da sua já larga experiência) Pedro Santos que brindou aos antigos forcados António José Zuzarte e José Romão Tavares. Concentrando o público na sua actuação, com elegância andou para o toiro e fechou-se com vontade, aguentando uma longa viagem até às ajudas, que oportunamente concluíram uma pega cheia de emoção

O nosso último toiro foi lidado pelo cavaleiro Rui Salvador, com 440 kg e o forcado escolhido foi João Caldeira que brindou a José Marcelino Tavares, pai do forcado João Tavares. João Caldeira cheio de vontade e presença partiu para o toiro e mandando neste concluiu uma pega bonita e vistosa fechando assim uma corrida com três pegas à primeira tentativa. O grupo de Portalegre teve uma tarde um pouco mais complicada, concluindo as suas pegas à 1ª, 2ª e 2ª tentativas respectivamente.

No fim da corrida o tradicional jantar encerrou um Domingo de Páscoa preenchido e cheio de emoção.

Tomás Pimenta da Gama

10 de Abril de 2007

Foto Reportagem: Rodrigo Tendeiro

Antes da fardação houve ainda tempo para trocar umas bolas e marcar uns golos

 

O Cabo Manuel Mata a dar algumas indicações

 

O forcado Pedro Santos nas cortesias, a nova aquisição do Grupo de Montemor

 

Carlos Cardoso a recuar com o toiro

 

O nosso Tó Sá a fazer o que lhe compete

 

 

 

Pedro Santos no maior da corrida, aguenta os derrotes do oponente

 

A volta emocionada e merecida deste novo forcado de Montemor

 

João Caldeira rijo a aguentar a investida deste exemplar da ganadaria Passanha

 

João Tavares (Peco) a rabejar o toiro brindado a seu pai

 

A saída habitual pelo meio da arena

Voltar
com o apoio de